Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Diretora da OMC pede esforços da Rússia e Ucrânia para negociar acordo de grãos

Diretora-geral da Organização expressou sérias preocupações com o fim do acordo de grãos, ressaltando o impacto negativo que isso pode ter na segurança alimentar global 

Diretora da OMC pede esforços da Rússia e Ucrânia para negociar acordo de grãos

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, expressou sérias preocupações com o fim do acordo de grãos entre Rússia e Ucrânia, ressaltando o impacto negativo que isso pode ter na segurança alimentar global. Em uma declaração nesta segunda-feira, ela enfatizou que as pessoas em países pobres, que já lutam contra a inflação dos preços de alimentos e energia, serão as mais afetadas, uma vez que os preços de futuras entregas de trigo e milho estão em alta. Okonjo-Iweala instou todas as partes envolvidas a fazerem todos os esforços possíveis para retornar à mesa de negociações.

A diretora-geral da OMC também destacou a importância da Rússia e da Ucrânia como fornecedores de alimentos, ração e fertilizantes para os mercados internacionais. Ela argumentou que a segurança alimentar global não deve ser comprometida devido ao conflito em curso. O acordo em questão foi negociado entre Ucrânia, Rússia e Turquia em julho do ano passado, como resposta à interrupção das exportações de grãos pelo Mar Negro devido à invasão russa à Ucrânia. Okonjo-Iweala compartilha a decepção com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que tem tentado salvar o acordo nos últimos meses.