
A campanha #NoBirdFlu foi lançada na Europa para coincidir com o início da nova temporada migratória. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância de medidas simples de biossegurança, especialmente em fazendas de pequeno e médio porte, para combater a gripe aviária.
A iniciativa é um esforço conjunto da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e da Comissão Europeia. As organizações afirmam que, ao adotarem as medidas, os agricultores ajudarão a proteger a saúde animal e pública, a garantir a estabilidade da produção de alimentos e a minimizar as interrupções no comércio.
Nikolaus Kriz, diretor executivo da EFSA, destacou que “o lançamento da campanha #NoBirdFlu destaca como a preparação hoje pode prevenir crises amanhã. Trabalhando juntos, podemos proteger nossos animais, garantir a segurança dos sistemas alimentares e construir resiliência contra futuras ameaças à saúde”.
Claire Bury, da Comissão Europeia, reforçou que “todos devem fazer a sua parte” para prevenir novos surtos. Ela ressaltou que precauções simples por parte de agricultores, trabalhadores, veterinários e visitantes podem fazer uma grande diferença na redução da propagação da doença. O kit de ferramentas da campanha inclui materiais de comunicação traduzidos em todos os idiomas da UE, com orientações práticas para ajudar os agricultores a prevenir a gripe aviária em suas fazendas.
Referência: Poultry World