Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Ilha de Farne, na Inglaterra, reabrirá após fechamento de dois anos devido à gripe aviária

Ilha de Farne, na Inglaterra, reabrirá após fechamento de dois anos devido à gripe aviária

Uma ilha turística popular, lar de milhares de aves marinhas, reabrirá para visitantes no próximo mês após dois anos de fechamento. Os desembarques foram interrompidos pelo National Trust nas Ilhas de Farne, na costa de Northumberland, após um surto de gripe aviária que matou milhares de aves.

Inner Farne será aberto, mas Staple Island permanecerá fechada. Os capitães de barcos que oferecem passeios diários afirmam que o fechamento teve um grande impacto em seus negócios.

As Ilhas de Farne, uma Reserva Natural Nacional, são um habitat de importância internacional para 23 espécies.

As aves retornam às ilhas para se reproduzir a cada ano a partir do final de março, partindo assim que seus filhotes estão totalmente emplumados no final do verão. Em 2022, mais de seis mil aves morreram de gripe aviária, seguidas por cerca da metade desse número em 2023.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 29 de fevereiro. Não perca!

Equipes de guardas florestais, que vivem e trabalham nas ilhas, tiveram que usar equipamentos de proteção individual (EPI) completo para remover as aves, que foram incineradas.

A guarda florestal da área, Sophia Jackson, disse: “Parece que a doença diminuiu em nossas aves, embora continuemos a monitorá-las de perto à medida que a temporada de reprodução recomeça”.

William Shiel, que administra passeios de barco da Billy Shiel’s a partir do Porto de Seahouses, disse que os últimos dois anos foram difíceis.

“Tivemos sorte de poder continuar fazendo passeios ao redor das ilhas, mas os observadores de pássaros ávidos e os ornitólogos, eles gostam de pisar em terra firme”, disse ele. “É emocionante estar lá especialmente quando os terns e puffins estão presentes.” Há um benefício para mais do que as empresas de barcos, acrescentou, “Northumberland depende do turismo e as pessoas vêm aqui pelas aves, mas também caminham pela cidade e compram presentes e peixe e batatas fritas, então esta notícia é boa para todos”, disse ele.

Os barcos de visitantes poderão desembarcar em Inner Farne a partir de 25 de março.