
A produção de ovos no Irã não sofreu danos diretos durante os 12 dias de conflito com Israel, mas a logística e as vendas aos consumidores enfrentaram interrupções significativas de curto prazo. Mohammad Moradi, CEO da União Central dos Avicultores, destacou à imprensa local que, embora não tenha havido prejuízo à produção, o transporte e a comercialização foram os pontos críticos.
Relatos ocasionais indicaram que a entrega de alimentos a algumas cidades iranianas esteve em crise durante a fase ativa do conflito, levando a uma turbulência nos preços e, em alguns casos, à falta de produtos. Segundo Moradi, o mercado de ovos vivenciou eventos semelhantes.
“Durante esses dias, a questão da venda de produtos foi um tópico de grande preocupação, enquanto lutávamos para evitar potenciais ‘abuso’ da situação existente. Nossos colegas do sindicato e os produtores [de ovos] fizeram o possível para que o produto chegasse ao consumidor final no prazo, mesmo em cidades que enfrentavam congestionamentos cada vez maiores”, disse Moradi, enfatizando que, apesar dos desafios logísticos, a produção de ovos no Irã funcionou sem interrupção.
Crise de Curto Prazo e Medo de Escalada
Os fabricantes iranianos de ovos atribuem a turbulência de preços no mercado durante a guerra principalmente a varejistas inescrupulosos. Moradi enfatizou que os problemas iniciais com o transporte e a logística dos ovos duraram relativamente pouco. No entanto, a indústria iraniana de ovos está se preparando para uma nova escalada do conflito, e “mesmo diante de novos desafios, as medidas necessárias foram tomadas para garantir o fornecimento de matéria-prima, o transporte e a produção contínuos”.
Excesso de Oferta Iminente e Exportações Inabaladas
Moradi expressou preocupação com a possibilidade de uma queda ainda maior no consumo de ovos nos próximos meses, devido à crise econômica geral do país e a uma redução sazonal no consumo durante os meses quentes de verão. Ele espera que o governo apoie os produtores para evitar perdas em caso de excesso de oferta.
Atualmente, o Irã produz cerca de 115.000 toneladas de ovos por mês, volume superior à demanda do mercado interno. As exportações de ovos parecem ter sido deixadas intocadas pela guerra com Israel. Moradi estimou que, desde o início do ano, o país exportou cerca de 27.000 toneladas de ovos, principalmente para os países vizinhos do Oriente Médio.
Referência: Poultry World











