
A pesquisa brasileira em sanidade animal, com foco na suinocultura e avicultura, alcançou um novo patamar de reconhecimento internacional. A médica veterinária e pesquisadora Janice Reis Ciacci Zanella, da Embrapa Suínos e Aves (desde 1997), foi nomeada uma das 107 cientistas brasileiras mais influentes em decisões globais, segundo um relatório da Agência Bori e da plataforma internacional Overton. Notavelmente, Janice é a única representante da Embrapa na lista. O levantamento destaca pesquisadores cujos trabalhos, publicados desde 2019, embasaram mais de 33,5 mil documentos de políticas públicas de governos e organismos internacionais.
Especialista na temática de Saúde Única (One Health) e virologia, a trajetória de Janice Zanella inclui um marco crucial durante a pandemia de Gripe A (H1N1) em 2009. Na época, atuando no Labex-EUA Sanidade Animal (USDA), ela integrou a equipe que desenvolveu e testou a vacina de influenza utilizada em suínos globalmente, pesquisa que também embasou o desenvolvimento da vacina humana. Seu reconhecimento na área foi consolidado ao ser a única brasileira selecionada (entre 700 inscritos) para o Painel de Especialistas de Alto Nível em Saúde Única (OHHLEP), entre 2021 e 2024.
O impacto de seu trabalho na competitividade do agronegócio brasileiro é direto. Janice coordenou o vitorioso programa de Erradicação da Doença de Aujeszky em Santa Catarina, uma iniciativa que rendeu quatro premiações e foi decisiva para criar as condições sanitárias que hoje permitem ao estado ser o único do Brasil a exportar carne suína para mercados de alta exigência, como Japão e Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, ela participou de mais de 30 projetos em virologia de suínos e aves, desenvolvendo mais de 50 metodologias e processos que elevaram o status sanitário nacional.
A influência da pesquisadora se estende a comitês globais, integrando grupos AdHoc da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/OIE) para avaliação da Peste Suína Clássica e Africana, e representando o Brasil no Grupo Técnico OFFLU (OMSA, FAO e OMS) sobre influenza suína. Após chefiar a Embrapa Suínos e Aves de 2014 a 2021 e atuar como Cientista Visitante no ARS/USDA (2023-2025), Janice Zanella retornou ao Brasil e integra o Programa Saúde Única da Embrapa. Ela é a primeira autora do livro “Saúde Única – caminho para resiliência do planeta”, que será lançado na COP 30 na próxima semana.











