Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos que curam

Utilizado hoje para finalidades completamente diferentes, estudos indicam que ovos podem prevenir e até curar várias doenças.

Redação AI 14/01/2002 – Que o ovo é um alimento completo, gostoso e barato não é novidade para ninguém. Mas o que pouca gente sabe é que ovos estão sendo usados hoje com finalidades inteiramente diferentes. Estão, por exemplo, sendo utilizados como alimento funcional ou nutracêutico, ou seja, alimentos que podem ao mesmo tempo alimentar, prevenir e curar doenças.

Esse é o caso dos ovos enriquecidos com Ômega 3, substância que combate o acúmulo de colesterol nas veias ajudando assim a prevenir infartos e outras doenças. “Hoje, ovos enriquecidos com Ômega 3estão sendo usados para previnir doenças como cegueira em pessoas idosas, vários tipos de câncer e para aumentar o QI das crianças”, afirma o médico e especialista em avicultura, Haroldo de Vasconcellos.

Nos Estados Unidos, granjas de postura estão sendo utilizadas por laboratórios farmacêuticos para a produção de anticorpos para a indústria veterinária. Segundo Vasconcellos, já existem estudos para a produção de medicamentos para a linha humana servindo-se desse processo. “Um estudo desenvolvido no Canadá está submetendo galinhas ao vírus da HIV. O resultado é a gema do ovo enriquecida com anticorpos contra o vírus”, explica Haroldo. “Se considerarmos o grau de mortalidade que representa a AIDS hoje, dentro de muito pouco tempo nós teremos a galinha ajudando a combater essa enfermidade. Isso é algo extraordinário”, conclui.

Vasconcellos acrescenta ainda que a casca do ovo está sendo aplicada no tratamento de doenças que afetam idosos. “É a forma mais completa e perfeita de absorção de bicarbonato de cálcio conhecida”, diz. A proteína da membrana do ovo também está sendo utilizada na fabricação de cosméticos no Japão. “Esses são estudos que surgiram nos últimos dois anos”, afirma.