Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil

Mapa interdita empresa clandestina por fraude em produtos de origem animal

Mapa interdita empresa clandestina por fraude em produtos de origem animal

Auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram uma inspeção em uma empresa clandestina que comercializava matérias-primas de origem animal, no município de Apucarana/PR, onde foram identificadas diversas irregularidades.

A empresa estava utilizando matérias-primas de origem animal de forma inadequada, misturando-as e comercializando os produtos como se fossem uma simples operação de compra e venda. Além disso, a empresa utilizava rótulos e informações de outros fornecedores/fabricantes de maneira fraudulenta.

Outra fraude identificada foi o uso de diversos tipos de farinhas de origem animal como, por exemplo, produtos de penas, vísceras, mista de ossos e peixes, quem eram comercializados como farinha de vísceras.

Essas práticas são extremamente graves, pois envolvem crimes como falsificação de selo público e uso de matérias-primas de alto risco.

Além disso, representam uma ameaça à saúde pública, uma vez que os produtos resultantes dessa manipulação irregular podem causar intoxicação e contaminação nos animais que os consumirem. As péssimas condições de higiene no local, com a presença de muitos gatos e suas fezes, agravam ainda mais a situação.

O estabelecimento foi interditado e todos os produtos com qualidade e identidade comprometidas foram apreendidos cautelarmente.

De acordo com a fiscal Andrea Mônica de Freitas Barbosa, que coordenou a operação de fiscalização, empresas desse tipo, muitas vezes, se apresentam apenas como atravessadores no mercado, mas na prática, têm sido recorrentes as fraudes e manipulações irregulares de matéria-prima.

“Até mesmo empresas registradas no mesmo ramo seguem esse padrão, com uma unidade oficial que atenderia às exigências e normativas do Mapa e outras que operam de forma clandestina, utilizando o número de registro da unidade fiscalizada”, explicou Andréa.

O Ministério da Agricultura e Pecuária possui normas e legislação específica, que estabelecem padrões de qualidade, segurança e rastreabilidade para a produção e comercialização de alimentos de origem animal.