
A presença de gripe aviária altamente patogênica (GAAP) H5N1 foi confirmada em 16 de outubro em um rebanho comercial de perus para corte no Condado de Otter Tail, Minnesota, nos Estados Unidos. A informação foi reportada pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O rebanho afetado incluía 29.700 perus. Este é o 19º caso confirmado de IAAP em Minnesota em 2025 e o segundo no Condado de Otter Tail. O caso anterior no condado havia sido confirmado em 30 de setembro em outra operação de criação comercial.
A IAAP tem se disseminado em diversos estados americanos em 2025. Outros estados que registraram casos confirmados em aves comerciais incluem Washington, Utah, Dakota do Sul, Iowa, Wisconsin, Michigan, Indiana, Dakota do Norte, Pensilvânia, Arizona, Ohio, Illinois, Mississippi, Califórnia, Missouri, Maryland, Delaware, Carolina do Norte, Arkansas, Geórgia e Nova York. No entanto, o APHIS indica que apenas oito estados ainda mantêm zonas de controle ativas.
Referência: WATTagnet











