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Xavier Andivia, head da Boehringer Ingelheim, aborda expansão dos negócios

Em entrevista à Gessulli Agrimídia, executivo da Boehringer Ingelheim afirma que a companhia aposta em tecnologia para entregar soluções que atendam as normas de bem-estar e sustentabilidade

Xavier Andivia, head da Boehringer Ingelheim, aborda expansão dos negócios

Por_Camila Santos

Desde que assumiu o cargo de head do setor de Saúde Animal na Boehringer Ingelheim em julho de 2022, Xavier Andivia tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento e expansão dos negócios Boehringer Ingelheim, que é reconhecida por seu compromisso com a qualidade das soluções destinadas ao setor de produção animal.

Nesta entrevista, Andivia compartilha as principais iniciativas que implementou para fortalecer o posicionamento da empresa, destacando o compromisso com o bem-estar animal, saúde integrada e inovação. Além disso, ele conta como está alinhando as estratégias da Boehringer Ingelheim com as características do mercado brasileiro.

Outro ponto abordado na sabatina é a transformação digital – um tópico de relevância crescente em todas as indústrias, e o setor de saúde animal não é exceção. Dessa forma, o head traz insights sobre como a digitalização está moldando esse setor e como a Boehringer Ingelheim está adotando tecnologias para otimizar suas operações.

Com experiência em marketing e comercialização em outros setores, ele garante que as estratégias da companhia estão alinhadas com as expectativas dos produtores e criadores nas áreas de suínos e aves, além de trazer uma visão das perspectivas e iniciativas que estão criando  o presente e o futuro da saúde animal no Brasil e no mundo. Confira.

Suinocultura Industrial – Desde que assumiu o cargo de head do setor de Saúde Animal em julho de 2022, quais foram as principais iniciativas que o senhor  implementou para impulsionar a expansão dos negócios nas áreas de suínos e aves na Boehringer Ingelheim?

Xavier Andivia – A liderança da Boehringer Ingelheim no mercado é resultado de décadas de comprometimento com a qualidade e a excelência, e minha gestão conta com a qualidade e a solidez de uma farmacêutica global de prestígio consolidado tanto em saúde humana quanto em saúde animal. Meu foco é fortalecer o que já faz parte do nosso DNA – bem-estar animal, saúde integrada e inovação. Diante disso, trabalhamos para implementar boas práticas que garantam o bem-estar e saúde integrada, destacando-se a busca por utilizar menos antibióticos em todos os animais. Seguimos um processo de transformação cultural e digital na empresa, com foco no cliente.

Essencialmente, o investimento em pesquisa e desenvolvimento contínuo é o que garante que possamos fornecer produtos de alta qualidade, promover o crescimento do mercado e capacitar profissionais para atender às necessidades do setor. Além disso, valorizamos a continuidade da educação veterinária, oferecendo treinamentos customizados não só para nosso pessoal interno, mas também estendendo uma academia para clientes e distribuidores, objetivando transmitir apoio técnico e fortalecer nossa parceria, de forma integrada com saúde animal e saúde humana. Esse é um valor único que oferecemos, consolidando ainda mais nossa posição de liderança no mercado. O ponto de atuação que desenvolvemos é atender as necessidades dos clientes pensando de forma sistêmica de que com mão de obra qualificada, vacinas de qualidade e serviços, a Boehringer Ingelheim é a empresa que está à frente no mercado.

Em 2022, contamos também com o lançamento no Brasil de Enterisol® Salmonella T/C, que é uma vacina viva, trazendo prevenção para animais, humanos e meio ambiente por meio da redução da disseminação bacteriana. Exemplificando nosso compromisso com a informação e pesquisa de qualidade, em 2023, lançamos também, junto com o corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o “Guia de Necrópsia e Patologia de Suínos”, uma ferramenta completa para veterinários, com  informações práticas e fotografias de referência para o diagnóstico e análise de enfermidades suínas. Recentemente, também lançamos com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Selo de Biosseguridade para fazendas leiteiras, uma iniciativa pioneira que destaca a importância crucial da prevenção. Este selo não apenas reforça o compromisso das fazendas em adotar medidas rigorosas de segurança e saúde, mas também serve como uma garantia para os consumidores sobre a qualidade e segurança do leite produzido, minimizando o risco de surtos de doenças no rebanho e protegendo a integridade do produto.

SI – Com o Brasil sendo reconhecido por sua forte vocação para o agronegócio, como o senhor  planeja alinhar as estratégias da empresa com essas características únicas do mercado brasileiro?

Xavier Andivia – O Brasil é muito estratégico para a Boehringer Ingelheim, está entre os ´`top 10` maiores mercados da empresa no mundo, tem uma enorme vocação para o agronegócio e a terceira maior população pet do mundo. Nesse sentido, planejamos investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para a saúde animal que atendam às necessidades específicas do mercado brasileiro. Reconhecemos a importância de parcerias locais para entender melhor as necessidades dos produtores rurais e criadores de animais no Brasil e, assim, colaborarmos com instituições de pesquisa, associações do setor e produtores para garantir que nossos produtos e serviços atendam às demandas específicas desse mercado. Dada a importância do agronegócio no Brasil, estamos comprometidos em apoiar práticas agropecuárias visando sustentabilidade e bem-estar animal bem como a segurança alimentar.

SI – A transformação digital está mudando a forma como as empresas operam. Como o senhor vê a digitalização influenciando o setor de saúde animal e como essa tendência se integra às estratégias da Boehringer Ingelheim?

Xavier Andivia – A digitalização já é uma realidade no setor de saúde animal. ecnologias de ponta, como Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Internet das Coisas (IOT) e robótica podem ser utilizadas para otimizar e melhorar os métodos tradicionais de produção. No contexto da suinocultura, e falando especificamente da atuação da Boehringer Ingelheim, essas novas tecnologias podem ser utilizadas para monitorar e rastrear a saúde, o crescimento e o comportamento dos suínos usando sensores e câmeras. Os dados gerados podem ser analisados por meio de Inteligência Artificial para identificar padrões, rastrear a propagação de doenças e prevenir futuros problemas de saúde. É o caso do SoundTalks®, nosso dispositivo para granjas de suínos.

O SoundTalks® é composto por dois mecanismos : um monitor que capta os sons do ambiente da granja e um dispositivo que os filtra, extraindo apenas os sons de sintomas clínicos respiratórios dos suínos. Utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning, o dispositivo é utilizado para detectar o início de doenças respiratórias antes que sejam percebidas pelo ouvido humano. Como o sistema faz o monitoramento 24 horas por dia, ele capta a clínica em momentos que os animais não estão sendo observados pelos produtores, o que gera dados mais representativos. Desta forma, ele pode indicar o problema ao produtor por meio de um aplicativo no smartphone e website. Esses alertas são essenciais para que o suinocultor possa intervir precocemente e evitar a propagação da doença. Além disso, evita-se uma intervenção mais rigorosa com antibióticos e promove o bem-estar animal. De forma assertiva e eficiente, conseguimos com que menos animais sejam acometidos pela enfermidade, com resolução mais rápida e menor disseminação do agente, garantindo melhor desempenho da granja. Outro ponto importante a ser mencionado é a possibilidade de trazermos uma métrica para os sintomas clínicos respiratórios. Isso nos dá a capacidade de comparar lotes, ter dados históricos e avaliar diferentes protocolos ao longo do tempo.

SI – Sua trajetória profissional na Nestlé lhe proporcionou experiência em marketing e comercialização. Como o senhor  acredita que essas habilidades podem ser transferidas para o setor de saúde animal, especialmente no contexto brasileiro?

Xavier Andivia – Minha trajetória na Nestlé me ofereceu uma compreensão profunda sobre as nuances do marketing e da comercialização em mercados complexos e variados. Estas são habilidades valiosas que podem ser aplicadas em qualquer setor, incluindo a saúde animal. A experiência de trabalho com a comercialização em diversos mercados, aprendi a adaptar estratégias globais para contextos locais, garantindo que as iniciativas sejam relevantes e eficazes.

Um exemplo que posso ressaltar é que tanto na indústria de bens de consumo quanto na saúde animal, o sucesso está centrado no entendimento das necessidades e desejos dos consumidores. No contexto da saúde animal, isso se traduz em entender veterinários, donos de animais e produtores rurais e suas expectativas em relação aos produtos e serviços. Nossa meta não é apenas atender, mas antecipar os problemas e solucioná-los proativamente. Além disso, a saúde animal, assim como o mercado de bens de consumo, requer a construção de marcas fortes que os clientes confiem e reconheçam. Com o foco em ser o preferido no mercado, minha experiência anterior me preparou para construir marcas fortes como as da Boehringer Ingelheim e liderar a indústria, mantendo a organização inteira centrada no cliente.

SI – Lidar com áreas como suínos e aves exige um entendimento profundo das particularidades do mercado e das necessidades dos clientes. Como o senhor  está trabalhando para garantir que as estratégias da Boehringer Ingelheim estejam alinhadas com as expectativas dos produtores e criadores nesses segmentos?

Xavier Andivia – Nossa estratégia em aves e suínos, assim como para outras espécies, estabelece o cliente como foco principal de todas as ações. Acreditamos firmemente na qualidade dos nossos produtos e no valor de um bom suporte técnico para um entendimento profundo das necessidades dos clientes. Nosso foco sempre se manterá em trabalhar no bem-estar e na prevenção.

Estamos sempre em contato com os produtores e time de campo – o que nos permite uma compreensão mais profunda das particularidades do mercado de suínos e aves e das expectativas dos produtores e criadores. Por meio desse diálogo contínuo, conseguimos adaptar nossas estratégias de forma ágil e eficaz, garantindo que suas soluções atendam às demandas específicas e em constante evolução desses segmentos.

SI – A expansão de negócios em diferentes regiões geográficas pode trazer desafios únicos. Quais estratégias o senhor está utilizando para adaptar as operações da Boehringer Ingelheim às demandas específicas do mercado brasileiro?

Xavier Andivia – Estabelecemos parcerias estratégicas com instituições de pesquisa, associações do setor e produtores locais para ganhar insights valiosos sobre as condições locais, regulamentações e desafios específicos enfrentados pelos agricultores e criadores de animais no Brasil. Isso inclui pesquisas de campo e mercado, contato direto com clientes e pesquisa e desenvolvimento voltados ao mercado brasileiro. Outro fator de grande importância é nosso foco em desenvolver um time focado e treinado. Afinal,não há sucesso sem um time realmente capacitado para prover soluções.

SI – À medida que avançamos para um mundo cada vez mais conectado, como o senhor  visualiza a implementação de soluções inovadoras, como a telemedicina veterinária, nas operações da Boehringer Ingelheim?

Xavier Andivia – Para a Boehringer Ingelheim, tecnologias como o atendimento veterinário remoto já são uma realidade por meio  do SoundTalks® já mencionado. Essa tecnologia permite que o produtor realize o monitoramento contínuo da saúde dos animais, intervindo de forma precoce e assertiva no caso de enfermidades. Continuaremos a desenvolver e implementar tecnologias desse tipo, buscando sempre melhorar a eficiência operacional e o bem-estar animal. O objetivo é garantir que nossos clientes, incluindo veterinários e criadores de animais, tenham acesso às soluções mais avançadas e convenientes para cuidar da saúde animal de forma eficaz e ética.

SI – A sustentabilidade tem se tornado uma preocupação central em muitos setores. Como a Boehringer Ingelheim está abordando as questões de sustentabilidade em suas operações, especialmente nas áreas de suínos e aves?

Xavier Andivia – Temos uma estratégia abrangente denominada “Desenvolvimento Sustentável para Gerações” que baliza todas as ações da Boehringer Ingelheim. Utilizamos os pilares “Mais Potencial”, “Mais Saúde” e “Mais Verde” para nos orientar, e já alcançamos realizações notáveis.

Nossa fábrica em Paulínia (SP), que produz medicamentos de saúde animal, conquistou o certificado de neutralidade de carbono, demonstrando o compromisso da empresa em minimizar seu impacto ambiental. Para isso, a empresa reduziu mais de 65% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, compensando as emissões restantes. Essa mesma planta opera com 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis desde 2021 e utiliza painéis solares para alimentar edifícios, promovendo a eficiência energética. Além disso, a fábrica de Paulínia alcançou a meta de reduzir em 100% a destinação de resíduos para aterros sanitários até 2030, eliminando o envio de resíduos para aterros a partir de 2021.

SI – Quais são suas perspectivas sobre a evolução futura deste mercado no Brasil e globalmente? Quais tendências o senhor enxerga como mais impactantes nos próximos anos?

Xavier Andivia – A saúde animal é fundamental para a economia, para a segurança alimentar e para a saúde pública, tanto no Brasil quanto globalmente. Diversas tendências estão moldando o futuro desta indústria. Acreditamos que a conscientização sobre a interligação entre a saúde dos animais, seres humanos e o meio ambiente continuará a crescer – fortalecendo o conceito de saúde única. Neste contexto, é essencial ressaltar o papel do veterinário como chave para que a saúde única seja realidade. Sua expertise e parceria são cruciais para garantir o bem-estar de todos, estabelecendo uma relação de confiança e segurança em todo o processo.

Além disso, é provável que vejamos novas vacinas e terapias que são mais eficazes e mais fáceis de administrar, garantindo menor stress no animal com resultados efetivos. Outra tendência é o uso de tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), que permite o monitoramento em tempo real da saúde e do bem-estar dos animais. Nesse mesmo sentido, a análise de grandes volumes de dados (Big Data) por meio  da Inteligência Artificial pode ajudar a prever doenças ou problemas produtivos.

SI – Como líder da divisão de saúde animal, existe a necessidade da transformação cultural da empresa? Poderia compartilhar exemplos específicos de como essa mudança  está sendo implementada para impulsionar o sucesso?

Xavier Andivia – Estamos operando em um ambiente em constante evolução, onde as expectativas dos clientes, as dinâmicas do mercado e as inovações tecnológicas estão mudando rapidamente, portanto a transformação cultural é uma necessidade e realidade. No coração desta dinâmica está o nosso time, que vive com paixão o propósito da companhia, transformando vidas por gerações. Este não é simplesmente um grupo que trabalha com o olhar voltado para aspectos comerciais; é um time motivado para fazer as coisas bem, fornecer o melhor suporte técnico e ganhar o mercado.

O mundo está se tornando cada vez mais digital, e estamos adotando ferramentas digitais não apenas em nossas operações, mas também em nossas interações com os clientes. Além disso, reconhecendo que nossos colaboradores são nosso maior ativo, introduzimos programas de bem-estar e engajamento para garantir que se sintam valorizados, motivados e comprometidos com nossa missão. Entretanto, a transformação cultural não é apenas uma iniciativa isolada, mas uma jornada contínua. Estamos comprometidos em criar uma cultura que seja adaptável, ágil e que possa responder proativamente às mudanças e desafios do setor de Saúde Animal.

SI – Quais são os principais desafios regulatórios que a Boehringer Ingelheim enfrenta e como o senhor está trabalhando para garantir conformidade e excelência em suas operações?

Xavier Andivia – A Boehringer Ingelheim se compromete a entregar soluções inovadoras que melhorem a saúde e o bem-estar dos animais no Brasil e no mundo. Neste cenário, enfrentamos desafios regulatórios que são cruciais para garantir a qualidade e a segurança de nossos produtos. Somos favoráveis à indústria ser cada vez mais exigente com relação aos padrões de qualidade, pois isso melhora a cada dia os produtos e serviços fornecidos, resultando em um impacto positivo na produtividade e na saúde animal. Cada país tem seu próprio conjunto de regulamentos e padrões para produtos de saúde animal, e é imprescindível para nós que estejamos em conformidade com todas elas: mantemos um diálogo contínuo com as autoridades brasileiras para entender as expectativas e garantir que nossos produtos estejam em conformidade, além de termos sistemas robustos de rastreabilidade e monitoramento para todos os nossos produtos. Realizamos auditorias internas regularmente para garantir que nossos processos e sistemas estejam em conformidade, e submetemos nossos funcionários a treinamentos regulares para se manterem atualizados com as regulamentações e padrões mais recentes.

SI – Quais são suas expectativas para o fechamento dos resultados da companhia em 2023?

Xavier Andivia – Estamos otimistas quanto ao fechamento de 2023. Dada a nossa performance acima da média em 2022, na qual conseguimos um crescimento de 12,8% em comparação ao crescimento do mercado total de saúde animal de 8,8%, esperamos que no fechamento de 2023 continuemos com essa tendência de crescimento acima do mercado. Neste ano, nosso objetivo foi expandir ainda mais os negócios nas áreas de Pets e Suínos e manter o ritmo de crescimento saudável nas áreas de Aves e Ruminantes.

SI –Quais são as metas e desafios para 2024 e como pretende executar?

Xavier Andivia – Para 2024, enfrentamos o desafio contínuo de consolidar e expandir o negócio de Saúde Animal no Brasil, reconhecendo o potencial que o país oferece, com suas vastas populações de animais em diversas categorias. Nosso objetivo principal é reforçar nosso compromisso com a inovação. Com um investimento global significativo em P&D, pretendemos trazer ao mercado brasileiro novos produtos em saúde animal, ainda a serem anunciados. Com um objetivo claro de crescer acima do mercado em 2023, em 2024, queremos solidificar nossa posição, aproveitando nosso diferencial focado em bem-estar animal e inovação. Continuaremos comprometidos  em transformar vidas para as futuras gerações, oferecendo oportunidades de desenvolvimento para nossos colaboradores e contribuindo para a saúde e o bem-estar animal, fortalecendo assim a indústria e obtendo um impacto ainda maior no próximo ano.