
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu, nesta quarta-feira (4/06), 18,8 mil quilos de carne de frango de um frigorífico em Westfália, no Rio Grande do Sul, sob suspeita de gripe aviária. Os produtos aguardarão inspeção e testes laboratoriais para descartar a contaminação antes de serem liberados.
O lote de frango apreendido pertencia a um produtor do município de Teutônia, vizinho a Westfália. Ambas as cidades estão a pouco mais de 50 quilômetros de Montenegro (RS), onde foi confirmado o primeiro caso da doença no Brasil, em 16 de maio.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), através do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), esclareceu que a investigação no local começou na terça-feira (3/06), após rotineiras investigações do Serviço Veterinário Oficial (SVO-RS). Equipes coletaram amostras no frigorífico e vistoriaram a granja, onde não foram encontradas evidências visíveis da doença. O material foi encaminhado para análise laboratorial. Além disso, outra coleta em aves de subsistência em Capela de Santana também está sob investigação.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já havia adiantado que as autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul e do governo federal iniciaram investigações sobre um caso suspeito em uma granja comercial em Teutônia. “Foi identificado que animais chegaram ao abatedouro com sintomas, é uma investigação em andamento”, afirmou Fávaro. No entanto, ele ressaltou que não houve alto índice de mortalidade de aves no local, o que o “tranquiliza”, já que a gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) é conhecida por sua alta letalidade para os animais.
Referência: Folha de São Paulo











