Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Comerciantes da Tailândia pedem ao governo que importe carne suína com alta dos preços locais

Preços altos estão afastando os consumidores e comerciantes não estão conseguindo vender toda a carne 

Comerciantes da Tailândia pedem ao governo que importe carne suína com alta dos preços locais

O preço da carne suína subiu na Tailândia e muitos comerciantes estão exigindo que o governo importe carne suína rapidamente para controlar a flutuação dos preços. Eles dizem que os preços altos estão afastando os consumidores e não estão conseguindo vender toda a carne.

Um comerciante de carne suína no mercado Huai Khwang de Bangkok disse ao Bangkok Post que se o governo não intervir e ajudar, o preço da carne suína será vendido a 300 baht por quilo. Nesse ritmo, é muito caro para muitos clientes comprarem.

Com o aumento acentuado do preço, vendas caíram mais da metade. Uma consumidora disse que  está de mãos atadas e precisa comprar menos do que antes.

Para ajudar a controlar o preço da carne suína e combater a escassez, o governo tailandês proibiu urgentemente a exportação de suínos vivos. Está definido para estar em vigor pelos próximos três meses.

O governo também realizou uma pesquisa para identificar os suprimentos de suínos vivos e congelados do país. O resultado os ajudará em seus próximos passos para superar o problema. O Diretor do Departamento de Comércio Interno designará equipes para avaliar a oferta de carne suína em todo o país. O plano é avaliar o estoque de carne suína do país a cada semana até que a crise seja resolvida. O governo decidiu suspender as exportações de suínos até 5 de abril, enquanto solicita relatórios semanais de fazendas, comerciantes e operadores de suínos.

Por último, o porta-voz do governo disse no domingo passado que isso não tem nada a ver com os rumores sobre o surto de peste suína africana, que o Departamento de Pecuária está monitorando de perto.