[carrossel_dados_cepea]

Internacional

Suinocultura internacional: exportações de carne suína da Rússia crescem no primeiro trimestre graças à China

Suinocultura internacional: exportações de carne suína da Rússia crescem no primeiro trimestre graças à China

No primeiro trimestre de 2025, estima-se que a Rússia tenha exportado 76.000 toneladas de carne suína, um aumento de 72% em relação ao ano anterior. Em valor, as exportações quase dobraram, chegando a US$ 180 milhões, informou a Agroexport, agência governamental russa que facilita as exportações.

O crescimento teria sido impulsionado em grande parte pela demanda da China, indicaram as autoridades. O aumento nas exportações para a China, que teria começado em março de 2024, é substancial. Segundo a Agroexport, no primeiro trimestre de 2025, o crescimento teria sido de 130 vezes, atingindo um valor estimado de US$ 32 milhões.

O Vietnã, um dos principais mercados para a carne suína russa, também teria dobrado as compras. As exportações para a Bielorrússia aumentaram 53%, segundo a Agroexport.

Alcance da indústria suína da Rússia

O alcance da indústria suína russa também se ampliou, segundo o relatório da Agroexport. Durante o primeiro trimestre de 2025, a Rússia exportou carne suína para 43 mercados, ante 32 no ano anterior. Ilya Ilyushin, chefe da Agroexport, compartilhou essa informação no comunicado da agência.

A afirmação foi apoiada por Yuri Kovalev, presidente da União Russa de Produtores de Carne Suína (RUPP). Em entrevista à filial russa da Forbes, ele afirmou que as exportações de carne suína estão crescendo em todos os setores.

Números de vendas de carne suína para 2024

 trimestre, portanto, mostra uma tendência semelhante a todo o ano de 2024. Em 2024, segundo um órgão governamental, o país teria vendido 34% mais carne suína para clientes estrangeiros do que em 2023. As exportações de carne suína para a China atingiram 40.000 toneladas no 2º semestre de 2024.

Projeções de exportações de carne suína para o restante de 2025

Para o restante de 2025, projeta-se um crescimento adicional, embora o ritmo possa ser diferente do registrado no primeiro trimestre de 2025. Para todo o ano de 2025, as exportações de carne suína da Rússia devem aumentar de 15% a 20% em comparação com 2024, disse Kovalev. Novamente, os embarques para a China determinarão o resultado. Os suinocultores russos esperam pelo menos dobrar os números de exportação de carne suína para a China em 2024, disse Kovalev.

Empresas russas exploram exportações de carne suína

Mais empresas russas estão explorando oportunidades de exportação. A AgroEko, uma das principais produtoras de carne suína da Rússia, começou recentemente a exportar para o Vietnã, informou a empresa em 28 de abril.

A AgroEko, que tradicionalmente se concentrava na venda de carne suína em mercados próximos da Bielorrússia, Geórgia e Armênia, também começou a entregar para a Sérvia, Índia e vários países africanos em 2024.

Fonte: Pig Progress