Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Semana começa quente no Sudeste, mas outono promete alívio a partir de quinta-feira

Na terça-feira, a umidade do ar nessas regiões aumentará, conforme a MetSul.

Semana começa quente no Sudeste, mas outono promete alívio a partir de quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo de calor para três estados brasileiros até o início da noite de segunda-feira, 18/03. Parte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo enfrentam uma onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média.

Na terça-feira, a umidade do ar nessas regiões aumentará, conforme a MetSul. Prevê-se o desenvolvimento de áreas de instabilidade, trazendo chuvas e temporais isolados em diversos pontos. Há risco de chuvas intensas com raios e ventos fortes na capital paulista.

Nos estados do Sul, o Inmet emite alerta para perigo de tempestades, válido até a noite de segunda-feira, 18/03. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo enfrentarão chuvas com potencial de atingir entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com possibilidade de granizo e ventos entre 60 e 100 km/h.

O outono começa oficialmente na quarta-feira, 20/03, e a Climatempo prevê mudanças já no primeiro dia da nova estação, devido à passagem de uma frente fria. A previsão é de aumento da instabilidade sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, com risco de temporais. Nas demais regiões, ainda haverá calor e umidade, com possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde.

Na madrugada de quinta-feira, 21/03, algumas cidades do centro-sul do Rio Grande do Sul podem enfrentar instabilidade, com possibilidade de chuvas significativas, que devem perder intensidade ao longo do dia. A frente fria avança em direção ao Sudeste, intensificando as chuvas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro, com risco de temporais, inclusive nas capitais. Atenção para a agitação marítima no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A passagem desta frente fria marca o fim da onda de calor no país, encerrando o período de bloqueio atmosférico.