Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

PSA Filipinas: Como os comerciantes influenciam os preços da carne suína em meio a surtos

PSA Filipinas: Como os comerciantes influenciam os preços da carne suína em meio a surtos

À medida que a luta contra a PSA continua, os comerciantes de suínos nas Filipinas colocam sal na ferida. Estão a reduzir os preços no produtor ao espalharem informações erradas sobre a gravidade da PSA. Desta forma, incentivam os pequenos agricultores a venderem os seus porcos com prejuízo. Segundo a Agência de Notícias Filipina, o governo está intensificando esforços para manter a indústria suína sob seus pés.

Surtos recentes de PSA

Numa entrevista em Fevereiro de 2024, Jaymar Vilos, oficial de informação do Gabinete Provincial de Veterinária, disse que apenas a cidade de Ayungon e a cidade de Tanjay ainda registaram casos de PSA . Dados recentes mostraram que a cidade de Tanjay abateu 40 animais e Ayungon relatou 190 mortes. As autoridades afirmam que os preços da carne suína em Negros Oriental, especialmente na capital, continuam a subir devido à baixa oferta de suínos vivos.

Província do Sul de Leyte

De acordo com o comité executivo da Peste Suína Africana da Província de Southern Leyte (PASF), as cidades de Silago, Malitbog e Bontoc notificaram recentemente casos de PSA. Na cidade de Silago, 99 agricultores foram afectados quando 489 porcos contraíram a doença, enquanto Malitbog relatou 48 agricultores afectados e 448 porcos infectados.

Província antiga

Os relatórios mostram que a maioria das cidades e aldeias afectadas pela PSA esperam ser declaradas livres da doença até Fevereiro de 2024, para permitir que os agricultores retomem a sua subsistência e recuperem milhões de perdas. De acordo com o Oficial Municipal de Agricultura (MAO) Rene Barte, o processo agora consiste em identificar 5 explorações de suínos em cada um dos 23 barangays atingidos pela PSA para esfregaço e sentinela.

Província Ocidental de Mindoro

O veterinário municipal Nathaniel Descanzo disse que as cidades de San José, Santa Cruz e Rizal têm casos activos de PSA e todos os esforços são orientados para evitar que a doença migre para além dos três municípios.

Região Bicol

Lovella Guarin, porta-voz do Departamento de Agricultura em Bicol, disse que das 72 vilas e cidades da região de Bicol anteriormente afetadas pela PSA, 52 foram atualizadas de “vermelho” para “rosa” em 15 de janeiro de 2024. As zonas rosa servem como um buffer, onde a PSA não está presente, mas é adjacente a uma zona infectada.

Comerciantes reduzindo os preços nas fazendas

Na província de Mindoro Ocidental, os criadores de suínos estão a apelar às agências governamentais para que imponham sanções aos comerciantes e intermediários de carne de porco que espalham desinformação sobre a gravidade do surto de PSA na província para reduzir os preços no produtor.

Michael Madriaga, conselho de administração e gerente da Cooperativa Agrícola de Criadores de Suínos Occidental Mindoro (OMHRACO), disse que a OMHRACO solicitou formalmente ao Escritório Provincial de Veterinária (PVO) e ao Bureau of Animal Industry (BAI) que revogassem as licenças comerciais dos comerciantes de carne suína participantes. na campanha de desinformação que está a levar ao “pânico de vendas” porque estão a causar enormes perdas à indústria suína da província.

“Mesmo que a PSA já esteja presente na província, ainda podemos vender a nossa produção desde que sigamos as regras do BAI e reforcemos a biossegurança nas nossas respectivas pocilgas”, disse ele.

Esforços do governo

No município de Romblon, o governo concluiu a distribuição de assistência monetária aos criadores de porcos de quintal cujas explorações foram sujeitas a “despovoamento” obrigatório como parte dos esforços do governo para impedir a propagação da PSA. O agricultor municipal Rexfort Famisaran disse recentemente que, além do dinheiro pago pelo governo municipal, os suinicultores podem ganhar ainda mais dinheiro com o Departamento de Bem-Estar Social e Desenvolvimento (DSWD) e a Corporação de Seguros Agrícolas das Filipinas (PCIC).

“Os representantes do DSWD já estão a fazer uma lista de agricultores elegíveis para receber assistência em dinheiro, e um pagamento pode materializar-se já em Fevereiro de 2024”, disse ele.

Por outro lado, enquanto o PCIC valida as reclamações de 1.752 agricultores da província de Antique que apresentaram as suas notificações de perdas devido ao fenómeno El Niño, os suinicultores não são exceção. Em uma entrevista, o chefe do PCIC Antique, Clogene Galuego, disse que pagou mais de PHP 12,230 milhões a 508 suinicultores nas quatro cidades de Hamtic, San Jose de Buenavista, Sibalom e Belison, que foram afetadas pela PSA durante o último trimestre de 2023.

“O PCIC deverá liberar aos 56 suinicultores restantes o valor total de PHP 1.376.600 em janeiro de 2024”, disse ele.

O programa INSPIRE

O programa de Iniciativas Integradas de Produção Nacional de Suínos para Recuperação e Expansão (INSPIRE) do Departamento de Agricultura está acelerando o repovoamento e recuperação da indústria suína através de repovoamento calibrado e produção intensificada, estabelecimento de fazendas multiplicadoras de reprodutores, biossegurança intensificada e vigilância e expansão aprimoradas e modernização de explorações agrícolas semi-comerciais e comerciais através de apoio creditício.

No município de Belison, na província de Antique, a Cooperativa Multifuncional (MPC) recebeu recentemente uma ajuda de PHP 10 milhões no âmbito do programa INSPIRE. Para apoiar o programa de repovoamento na província de Antique, Salvador Estaris, o diretor executivo da Belison MPC disse que usariam o fundo para construir um criadouro com laboratório de inseminação artificial e para adquirir as primeiras 30 porcas e um varrasco para reprodução.