
Os produtos suinícolas acompanhados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) seguem com pequenas variações de preços na segunda quinzena de maio. Segundo o levantamento, no atacado da Grande São Paulo, a carcaça especial suína apresentou leve desvalorização nos últimos dias, reflexo do enfraquecimento da demanda doméstica — movimento comum neste período do mês, quando o poder de compra do consumidor tende a diminuir.
Com menor procura, é comum que o setor promova ajustes negativos nos preços para manter a liquidez das vendas e evitar acúmulo de estoques. Apesar disso, no acumulado do mês, as médias de preços continuam superiores às registradas em abril.
O Cepea também destacou a preocupação do setor suinícola com o primeiro caso confirmado de Influenza Aviária (IA) em uma granja comercial no Brasil, registrado no último dia 16 em Montenegro (RS). Agentes do setor relatam atenção redobrada e certa apreensão diante do episódio. A possível redução na oferta de carne de frango — principal concorrente da carne suína — pode afetar os preços no mercado interno, dada a concorrência entre as proteínas.