Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

FALA AGRO

Indústria suinícola dos EUA ainda enfrenta desafios financeiros

Os pesos dos suínos nos EUA continuam mais baixos em relação ao ano anterior. Na semana passada, o USDA relatou 284 libras em comparação com 289 libras no ano anterior

Indústria suinícola dos EUA ainda enfrenta desafios financeiros

Tivemos algum otimismo na semana passada no mercado de suínos, com os contratos de futuros de suínos magros saindo das baixas contratuais em cerca de $4.00. Claro, o preço de dezembro subindo de 66 para 70 apenas significa que você perde menos dinheiro. Menos desanimador.

Outras observações

Certamente, há menos carne suína e bovina em armazenamento frio, 181 milhões de libras a menos. Isso é positivo para o aumento de preços.

Os pesos dos suínos nos EUA continuam mais baixos em relação ao ano anterior. Na semana passada, o USDA relatou 284 libras em comparação com 289 libras no ano anterior. Os pesos mais baixos dos suínos em relação ao ano anterior continuam mantendo a produção semanal de carne suína semelhante à do ano passado, apesar do aumento no abate de suínos. Na semana passada, houve 2% a mais de suínos abatidos em relação ao ano anterior, mas na verdade houve menos carne suína: 550,1 milhões de libras em comparação com 550,9 milhões no ano anterior.

A indústria suína dos EUA tem sofrido financeiramente. Um reflexo dessa realidade é a perda operacional da Smithfield Foods nos EUA e México nos primeiros nove meses de 2023. A perda foi de $551 milhões. A Smithfield Foods é a maior produtora e empacotadora dos EUA.

“Essa perda foi principalmente atribuída às condições de mercado desfavoráveis nos EUA, que incluíam os altos custos de produção de suínos e o baixo valor de venda de produtos suínos”, afirmou a empresa em um relatório.

“Esperamos que esse ambiente operacional desfavorável continue pelo restante de 2023”, declarou a WH Group. “Como resultado, o desempenho financeiro de curto prazo de nosso grupo estará sob pressão.”

Na nossa opinião, as finanças da Smithfield são um indicativo de onde grande parte de nossa indústria se encontra. Muitas perdas, com prejuízos continuando por um tempo. A Smithfield tem sido pública em relação à diminuição contínua do rebanho de matrizes. Eles não estão sozinhos. A diminuição do rebanho de matrizes continua à medida que as perdas financeiras persistem.

O preço médio relatado para um leitão desmamado precoce na semana passada nos EUA foi de $23, enquanto o preço médio na Europa foi de 69,5 euros (cerca de $73). Isso reflete a diferença na lucratividade entre as duas regiões. A Europa reduziu mais de 1 milhão de matrizes. Menos suínos significam preços mais altos.

Clientes Genesus dominam Prêmios

A Genesus acredita que a indústria precisa produzir carne suína que proporcione aos consumidores a melhor experiência gastronômica. Acreditamos também que os suínos que produzem a carne suína precisam ter um custo de produção competitivo.

Há um frigorífico em Lethbridge, Alberta, de propriedade da Maple Leaf Foods. A planta concentra-se na carne suína para o Japão e tem uma marca chamada Lethbridge Heritage que é vendida em supermercados de todo o Canadá. Recentemente, a Maple Leaf Lethbridge concedeu prêmios de qualidade a produtores que enviam produtos para eles. Os clientes da Genesus dominaram os prêmios. As fazendas do programa completo da Genesus ocuparam 8 dos 9 primeiros lugares em relação à qualidade da carne, qualidade da carne e desempenho geral. As 3 principais fazendas nas categorias Índice e Qualidade da Carne eram todas fazendas do programa completo da Genesus, e na categoria de Prêmio Global, que avalia a melhor pontuação em 5 categorias (Qualidade da Carne, Índice, No Núcleo, Tempo de Entrega, Prêmio de Assinatura), as fazendas do programa completo da Genesus conquistaram o 1º e o 3º lugares.

Muitas pessoas na indústria dizem que não é possível obter boa produção e carne suína mais saborosa, mas a realidade é que as matrizes de suínos acasaladas por ano (PMSY, na sigla em inglês) das fazendas Genesus que ganharam 8 dos 9 prêmios eram Big Bend com 32,89 PMSY, Elm Spring com 29,21 PMSY, Starbrite com 28,8 PMSY, Kings Land com 28,48 PMSY e Neu Meuhl com 27,40 PMSY – fazendas do programa completo da Genesus que obtêm excelente produção além de produzir a carne suína com o melhor sabor. Se você deseja experimentar a carne suína Lethbridge Heritage no Canadá, pode comprá-la nas lojas de supermercados da Loblaw Companies Limited (Real Canadian Superstore, Loblaws, etc.).