
A França não é mais autossuficiente em carne suína. No primeiro semestre deste ano, o índice de autossuficiência do país caiu para 98,6%, em comparação com 100% registrado em 2024, segundo informações da agência nacional para agricultura e pesca, FranceAgriMer. Desde o início do século XXI, a taxa de suficiência francesa esteve sempre acima de 100%.
O simbolismo por trás desses números é significativo: o setor suíno francês não consegue estancar o declínio constante e, consequentemente, não acompanha o consumo.
Nos dez anos entre 2014 e 2024, aproximadamente 3% dos produtores de suínos abandonaram a atividade anualmente, uma taxa mais que o dobro da registrada na agricultura como um todo. Como resultado, restam apenas 5.700 produtores especializados em suínos na França.
Declínio na Produção e Aumento das Importações
Embora as granjas de suínos na França estejam ficando maiores, o rebanho total de suínos diminuiu de pouco mais de 14 milhões em 2010 para 11,7 milhões em 2024.
Para atender à demanda, a França precisa importar quantidades cada vez maiores de carne suína. Em 2024, 337 mil toneladas de carne suína vieram do exterior (+7% em relação a 2023), com a grande maioria (cerca de 220 mil toneladas) vinda da vizinha Espanha, o maior produtor de suínos da UE. Além disso, a França importou 240 mil toneladas de charcutaria ou carnes cozidas. Por outro lado, o país exportou 447 mil toneladas de carne suína, praticamente o mesmo volume do ano anterior, mas 10% a menos que em 2022.
A Inaporc, organização do setor suíno, comentou que o índice de autossuficiência caiu ainda mais, para 98% no ano passado. A entidade apela às autoridades para que retirem os entraves à recuperação ou expansão das explorações agrícolas, que visam atingir as metas estabelecidas para 2023. A organização afirma que o setor está com dificuldades devido a regulamentações inadequadas, que impedem os investimentos necessários para o futuro e comprometem a renovação das gerações para garantir a soberania alimentar do país.
Referência: Pig Progress











