
Após duas décadas, norma é atualizada e define o que é permitido (ou não) na comunicação de médicos-veterinários e zootecnistas nas redes sociais
Você sabia que existem regras específicas sobre como médicos-veterinários e zootecnistas podem fazer publicidade dos seus serviços? E que essa norma não era atualizada há mais de 20 anos? Pois é! Em tempos de redes sociais e marketing digital, essa realidade acaba de mudar.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou a Resolução nº 1.649/2025, que traz regras mais claras e atualizadas para a divulgação profissional nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia. O objetivo é garantir uma comunicação ética, responsável e adaptada aos novos formatos digitais.
Mas afinal… o que pode e o que não pode?
A curiosidade começa com o que está liberado: profissionais agora podem divulgar seus serviços e especialidades, desde que com informações verdadeiras e postura ética. Também é permitido compartilhar conteúdos educativos e científicos, divulgar cursos (desde que reais e sem promessas exageradas), e participar de entrevistas ou eventos de forma responsável.
E o que não pode? Nada de prometer “cura garantida”, usar métodos sem comprovação científica ou apelar para propagandas sensacionalistas e abusivas. A resolução também proíbe concorrência desleal, como preços predatórios e venda casada.
Outro ponto importante: documentos técnicos devem ser neutros, sem logomarcas ou nomes de terceiros. E mais: a imagem e os dados dos pacientes devem ser protegidos — nada de fotos sem autorização! Ah, e ao repostar um conteúdo, a responsabilidade pela informação também é sua.
A nova norma entra em vigor em 17 de outubro de 2025, e foi construída com a contribuição de profissionais e da sociedade. Mais do que um conjunto de regras, ela representa uma nova era na forma de comunicar a atuação veterinária e zootécnica com ética e transparência.











