Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Febre Aftosa

Ceará avança em direção ao status de livre de febre aftosa sem vacinação

Ceará avança em direção ao status de livre de febre aftosa sem vacinação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, discutiram os passos necessários para que o estado obtenha o status de livre de febre aftosa sem necessidade de vacinação.

A reunião, que também contou com a presença de técnicos e representantes políticos, focou nos critérios do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA).

O ministro Fávaro enfatizou a importância do reconhecimento para acessar mercados internacionais mais exigentes e destacou os benefícios econômicos que a mudança de status pode trazer para a região.

A iniciativa faz parte de um esforço maior que inclui os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, visando declarar todo o território nacional livre da doença sem a necessidade de vacinação.

Em março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia reconhecido diversos estados e o Distrito Federal como áreas livres da febre aftosa sem vacinação, em conformidade com o PE-PNEFA, que almeja que o Brasil atinja esse status integralmente até 2026.

Atualmente, além de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, algumas regiões do Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso são reconhecidas internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zonas livres da doença sem a necessidade de vacinação.

Neste mês, ocorre a última campanha de vacinação contra a febre aftosa em estados que estão próximos de suspender a imunização obrigatória, enquanto que em outros, como o Ceará e seus vizinhos do Nordeste, a vacinação seguirá em maio e novembro de 2024.

O Mapa reforça a importância de manter a vacinação nas regiões onde ela ainda é necessária, ressaltando as boas práticas de armazenamento e aplicação do imunizante, além da obrigatoriedade de declarar a vacinação nos órgãos estaduais de defesa sanitária animal.