
O inverno é um período de desafios para os produtores de frango de corte, em função das baixas temperaturas. Um programa sanitário e nutricional adequado e bem equilibrado permite que os animais transcorram durante esta estação com menores perdas de performance e risco de mortalidade.
Maior ganho de peso e menor conversão alimentar são os grandes benefícios do programa Phibro de Qualidade Intestinal, que oferece ferramentas para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões. Uma destas ferramentas que compõem o Programa Phibro de Qualidade Intestinal é o Curso Phibro teórico e prático sobre coccidiose aviária, principal problema da avicultura e responsável por grandes perdas econômicas.
O curso de qualidade intestinal Phibro trabalha seu foco na capacitação de pessoal técnico de campo oferecendo acompanhamento e monitoramento sobre o uso correto dos melhoradores de desempenho e anticoccidianos; análises de quantificação e resíduo dos produtos em ração e premixes; validação de processos de limpeza, avaliações da qualidade de mistura, além do apoio técnico e regulatório que também fazem parte do programa.
Segundo Maria Aparecida Melo de Almeida, Gerente Técnica Nacional para avicultura da Phibro, as dietas sofrem um ajuste nutricional de acordo com a época do ano. Da mesma forma que os ajustes nutricionais devem ser feitos, o programa de agentes anticoccidianos e de melhoradores de performance também devem ser mudados. Ela recomenda que no mínimo sejam feitas duas rotações anuais.Tanto as dietas pré e inicial como as dietas de crescimento devem ter seus programas modificados, a fim de evitarmos os problemas de resistência às moléculas ao longo do tempo.
“Os efeitos da coccidiose são muito severos. Mesmo os níveis subclínicos exercem um impacto econômico negativo, reduzindo a eficiência produtiva, logo a rotação deve ser sempre realizada, comenta.











