Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 67,52 / kg
Soja - Indicador PRR$ 134,57 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 140,08 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,72 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,86 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,41 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,27 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,37 / kg
Ovo Branco - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 137,33 / cx
Ovo Branco - Regional Grande BH (MG)R$ 137,59 / cx
Ovo Vermelho - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 147,67 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande BH (MG)R$ 149,53 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,15 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 140,75 / cx
Frango Congelado - Indicador SPR$ 8,05 / kg
Frango Resfriado - Indicador SPR$ 8,04 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.192,33 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.042,79 / t
Ovo Vermelho - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 145,04 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 134,51 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 127,01 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 145,98 / cx

Economia

Tarifas de Trump entram em vigor, elevando o imposto médio dos EUA ao nível mais alto em um século

Explore o cenário das tarifas de importação dos EUA e a busca dos parceiros comerciais por acordos melhores para evitar impactos

Tarifas de Trump entram em vigor, elevando o imposto médio dos EUA ao nível mais alto em um século

As tarifas mais altas do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre importações de dezenas de países entraram em vigor na quinta-feira (07), elevando o imposto médio de importação dos EUA ao nível mais alto em um século. Grandes parceiros comerciais como Suíça, Brasil e Índia agora buscam um acordo melhor para evitar os impactos das novas taxas, que variam de 10% a 50%.

Líderes do Brasil e da Índia prometeram não se intimidar com a posição de Trump, mesmo enquanto seus negociadores buscavam um adiamento das tarifas. As novas taxas testarão a estratégia de Trump de reduzir os déficits comerciais dos EUA sem causar grandes interrupções nas cadeias de suprimentos globais ou provocar inflação e duras retaliações.

Trump alardeou em suas redes sociais que “BILHÕES DE DÓLARES” fluirão para os EUA, mas as tarifas são pagas pelas empresas importadoras e podem ser repassadas aos consumidores. O principal negociador comercial de Trump, Jamieson Greer, defendeu a estratégia como uma “liderança ousada” para reequilibrar o déficit comercial e reformar o sistema internacional.

Oito grandes parceiros comerciais, incluindo a União Europeia, Japão e Coreia do Sul, fecharam acordos-quadro para concessões comerciais e de investimento, reduzindo suas tarifas básicas para 15%. A Grã-Bretanha obteve uma taxa de 10%, enquanto Vietnã, Indonésia, Paquistão e Filipinas garantiram reduções para 19% ou 20%.

William Reinsch, especialista em comércio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, disse que “haverá uma reorganização na cadeia de suprimentos” e que países com taxas extremamente altas, como Índia e Canadá, “continuarão se esforçando para tentar consertar isso”.

O presidente brasileiro, Lula, disse que não se humilharia ao tentar um telefonema com Trump, mas seu governo continuaria as negociações. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi igualmente desafiador, afirmando que não comprometeria os interesses dos agricultores do país. Ele também fortaleceu o compromisso com uma “parceria estratégica” com a Rússia. Lula disse que convocaria os líderes da Índia e da China para discutir uma resposta conjunta dos BRICS às tarifas.

As novas tarifas fazem parte de uma estratégia multifacetada de Trump. O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, espera que a receita com tarifas chegue a US$ 50 bilhões por mês. O aumento das taxas elevará as tarifas médias dos EUA para cerca de 20%, a mais alta em um século. Dados do Departamento de Comércio já mostram que as tarifas estão elevando os preços nos EUA e os custos para empresas como Caterpillar e Toyota. A Toyota, por exemplo, cortou sua previsão de lucro anual em 16%, estimando um impacto de quase US$ 10 bilhões em tarifas sobre carros importados. No entanto, outras empresas japonesas, como Sony e Honda, esperam um impacto menor após o Japão fechar um acordo bilateral com Washington.