Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,76 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,63 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,63 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,73 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,84 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,45 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,22 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,28 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 125,59 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 130,02 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 138,88 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 140,58 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 119,25 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 133,65 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,13 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,15 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.181,59 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.032,51 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 135,86 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 128,77 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 124,23 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 152,25 / cx

Exportação

Aumento do frete marítimo é um desafio para o Brasil

Aumento do frete marítimo é um desafio para o Brasil

Os custos do frete marítimo global dobraram desde dezembro devido aos conflitos no Oriente Médio, resultando em atrasos e encarecimento do transporte de contêineres. Especialistas preveem impactos significativos em diversos setores, incluindo e-commerce e agronegócio no Brasil.

Para evitar conflitos, os navios estão desviando rotas e contornando a África, o que causou escassez de contêineres na Ásia. Empresas enfrentam aumento do seguro de cargas e limitações no Canal do Panamá, afetando o tráfego de navios.

A cadeia automotiva, empresas de e-commerce e setores industriais devem ser os mais afetados, com possível impacto nas exportações de proteína animal. A crise prolongada no Oriente Médio cria uma “tempestade perfeita” na cadeia logística global, afetando também o mercado de bunker e a flexibilidade das rotas de navios graneleiros.

Este cenário representa um desafio significativo para as empresas brasileiras que dependem do transporte marítimo para suas operações internacionais.