Inédito no Brasil, o Instituto Oswaldo Gessulli promove entre os dias 19 e 20 de novembro de 2015 o I Congresso de Zootecnia de Precisão. O evento, trazido da Bélgica, será realizado pela primeira vez no País em Florianópolis (SC) e tem por objetivo difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater os avanços proporcionados pelo uso de tecnologias de zootecnia de precisão nos sistemas de produção animal.
A Zootecnia de Precisão, bastante difundida na Europa, tem utilizado a tecnologia da engenharia para tornar o sistema produtivo de proteína animal mais eficiente e competitivo. Os animais são monitorados continuamente, assim como todos os processos envolvidos em sua criação, de forma em que a tomada de decisão e o controle sejam feitos 24 horas ao dia. “A fazenda inteligente já é uma realidade no continente europeu e este conceito está cada vez mais presente no Brasil. Aplicar as diretrizes da zootecnia de precisão na produção animal brasileira pode agregar valor ao produto nacional, auxiliando o manejo, a nutrição, a sanidade e garantindo o bem-estar dos animais e consequentemente a qualidade do produto final”, destaca Daniella Jorge de Moura, diretora da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) – Unicamp, que coordena o I Congresso de Zootecnia de Precisão com Richard Gates, professor da Universidade de Illinois (EUA) e Daniel Berckmans, professor da Universidade de KU Leuven (Bélgica).
“As oportunidades que zootecnia de precisão apresentam para o futuro não são limitadas pela imaginação. Hoje a tecnologia tem avançado muito, o que torna a aplicação de seus conceitos uma realidade. O Brasil agora precisa de uma força de trabalho treinada, que compreenda sistemas inteligentes de produção animal. Precisa de zootecnistas, engenheiros, veterinários, etc., com conhecimento mais amplo em Zootecnia de Precisão. E este seminário vai de encontro com estes interesses”, explica Gates.
“A Zootecnia de Precisão visa apoiar o agricultor, usando tecnologias modernas [câmeras, microfones, sensores] para monitorar continuamente os animais de uma forma totalmente automatizada. Ao analisar o comportamento animal e as suas respostas a cada segundo, um fazendeiro torna-se mais competitivo no mercado, com entrega de um produto melhor e diferenciado. A conferência irá mostrar exemplos destas tecnologias, responsáveis por grandes e diversos projetos agropecuários na Europa que, agora, terão a oportunidade de serem divulgadas no Brasil”, finaliza Berckmans, considerado um dos principais precursores da Zootecnia de Precisão no mundo.
Saiba mais sobre os reconhecidos coordenadores do evento. Clique nos nomes:
Daniella Jorge de Moura
Richard S. Gates
Daniel Berckmans
O I Congresso de Zootecnia de Precisão terá a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, gerando um grande interesse de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Mais informações e inscrições podem ser feitas através do contato por e-mail: [email protected] e telefone: (11) 2118-3133.
Acesse: http://www.zootecniaprecisao.com.br/
Sobre o Instituto Oswaldo Gessulli
Criado com o objetivo de resgatar e difundir a memória e cultura do agronegócio e da história do setor agrícola e pecuário brasileiro, assim como discutir o seu futuro o Instituto Oswaldo Gessulli dará andamento a outras iniciativas, como desenvolver ações educativas e culturais relacionadas ao conteúdo temático que se propõe a preservar, como a edição de livros, seminários, cursos e outras atividades. Faz parte desta iniciativa a criação do Prêmio Instituto Oswaldo Gessulli e a realização de eventos como o I Congresso de Zootecnia de Precisão.
Serviço
I Congresso de Zootecnia de Precisão
Data: 19 e 20 de novembro de 2015
Realização: Instituto Oswaldo Gessulli
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (SC)
Tel.: (11) 2118-3133
Site: http://www.zootecniaprecisao.com.br/
E-mail: [email protected]