
As novas regras para a alimentação animal e as tendências globais que moldam o futuro do setor entram em pauta na AveSui 2025 com a palestra do Dr. Bruno Caputi, coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Sindirações. As mudanças trazidas pelo novo decreto de alimentação animal, publicado em 2024, e que começa a valer parcialmente em 2025, prometem redefinir processos de importação, rotulagem e classificação dos estabelecimentos, impactando toda a cadeia produtiva.
Além do olhar técnico sobre a nova legislação, o especialista trará uma visão internacional sobre as tendências regulatórias que estão em discussão nos principais fóruns globais, abordando como o Brasil pode se alinhar às exigências de segurança, rastreabilidade e transparência que ganham força nos mercados mais exigentes, tudo isso durante o Painel Rações: Legislação e Mercado, no dia 28 de outubro, a partir das 15h00, dentro do Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal da AveSui 2025, em Cascavel (PR).
O novo decreto e as transformações do cenário regulatório
Na palestra, Caputi vai abordar as principais alterações trazidas pelo novo decreto de alimentação animal, explicando como essas mudanças afetam empresas, técnicos e gestores que lidam diretamente com qualidade e conformidade regulatória.
Outro ponto de destaque será a análise das tendências globais que direcionam o futuro da nutrição animal, com informações vindas de fóruns da América Latina e da Federação Internacional da Indústria de Alimentação Animal (IFIF).
“Entender as novas diretrizes e antecipar tendências é essencial para manter a competitividade e garantir o avanço sustentável da indústria de alimentação animal”, antecipa Caputi.
O especialista

Bruno Caputi é médico-veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com Master of International Business pela University of the Sunshine Coast (Austrália) e MBA em Agronegócio pela ESALQ/USP. Atua há mais de 16 anos no Sindirações, com ampla experiência em assuntos regulatórios na alimentação animal. É também docente do Instituto Racine e, desde 2024, presidente do Comitê Regulatório da Federação Internacional da Indústria de Alimentação Animal (IFIF), posição que o coloca na vanguarda das discussões globais sobre legislação e tendências do setor.
Como participar?
O Congresso Brasileiro de Precisão Animal integra a programação da AveSui 2025 – Feira da Indústria de Aves, Suínos e Peixes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de outubro, em Cascavel (PR).
Para assistir às palestras, é necessário realizar o credenciamento, que já está no 3º lote, com 20% de desconto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: https://congresso.avesui.com.br/
Programe-se:
28 de outubro
Painel Rações: Legislação e Mercado
Coordenador:
14h00 – Dinâmica do mercado de proteína e alimentação animal – Dr. Ariovaldo Zani (CEO do Sindirações)
15h00 – O novo decreto de alimentação animal – Dr. Bruno Caputi (Coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Sindirações)
15h45 – Tendências globais regulatórias – Dr. Bruno Caputi (Coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Sindirações)
16h15 – O papel da gestão fabril na construção e atendimento da Legislação sanitária – Ednilson Fávaro (Engenheiro de Produção)
16h45 – Debate Final com Todos os Palestrantes

Sobre a AveSui 2025
Realizada no coração do Oeste do Paraná, a maior região produtora de proteína animal do Brasil, a AveSui América Latina 2025 será um ponto de encontro de empresas, produtores e profissionais dos setores de aves, suínos, peixes e bioenergia. Com três dias de feira, congresso técnico-científico e rodadas de negócios, o evento reforça sua posição como a mais completa plataforma de conteúdo, inovação e networking do agronegócio de proteína animal.
SERVIÇO
AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR
- Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br