
A biosseguridade deixou de ser apenas uma exigência sanitária para se tornar um diferencial estratégico na suinocultura moderna. Mais do que evitar riscos à produção, práticas consistentes de monitoramento, rastreabilidade e bem-estar garantem qualidade, padronização e credibilidade para toda a cadeia.
É com esse enfoque que a palestra “Avaliação de Padrões de Biosseguridade em Granjas de Suínos utilizando Modelo Multicritérios da Embrapa e adoção do Programa Suíno Certificado em cooperativas filiadas da Frimesa” integra a programação do Painel Biosseguridade Suinocultura, no dia 29 de maio, às 15h00, durante a AveSui 2025.
Biosseguridade certificada como garantia de qualidade e confiança na suinocultura
Na apresentação, a médica-veterinária Hélida Pereira Luciana, auditora do Suíno Certificado da Frimesa, vai detalhar como a aplicação de um modelo multicritérios desenvolvido pela Embrapa permite avaliar, de forma ampla, os padrões de biosseguridade nas granjas filiadas. A palestra também mostrará como o Programa Suíno Certificado promove a uniformização de processos, assegura a rastreabilidade, fortalece o bem-estar animal, a segurança do alimento e o meio ambiente, além de contribuir para a valorização da carne entregue pelas cooperativas associadas.
“A certificação garante não apenas conformidade, mas também padronização e qualidade final dos animais produzidos, oferecendo ao consumidor confiança e ao produtor maior competitividade no mercado”, antecipa Hélida.
Sobre a especialista

Formada em Medicina Veterinária pela FACISA-MG e Técnica em Agropecuária pelo IFNMG, Hélida Pereira Luciana é pós-graduada em Sanidade e Manejo de Suínos (PUCPR). Atua como auditora do Suíno Certificado Frimesa, reunindo experiência em produção, sanidade, clínica de suínos e gestão de pessoas e processos industriais, com passagens por unidades de referência no setor.
Como participar?
O Congresso Brasileiro de Precisão Animal integra a programação da AveSui 2025 – Feira da Indústria de Aves, Suínos e Peixes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de outubro, em Cascavel (PR).
Para assistir às palestras, é necessário realizar o credenciamento, que já está no 3º lote, com 20% de desconto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: https://congresso.avesui.com.br/
Programe-se:
29 de outubro
Painel Biosseguridade Suinocultura
14h00 – Biosseguridade em Granjas Industriais na Suinocultura – conceitos e inovações – Angela Rocio Poveda-Parra (docente da UFPR – Palotina)
14h30 – Atendimento ao Seneca Valley Virus no oeste do Paraná e a interface com a Biosseguridade – Loreno Tafarel (Fiscal de Defesa Agropecuária)
15:00 – Avaliação de Padrões de Biosseguridade em Granjas de Suínos utilizando Modelo Multicritérios da Embrapa e adoção do Programa Suíno Certificado em cooperativas filiadas da Frimesa – Hélida Pereira Luciana (Auditora de Suíno Certificado da Frimesa Cooperativa Central)
15h30 – Mesa Redonda
Sobre a AveSui 2025
Realizada no coração do Oeste do Paraná, a maior região produtora de proteína animal do Brasil, a AveSui América Latina 2025 será um ponto de encontro de empresas, produtores e profissionais dos setores de aves, suínos, peixes e bioenergia. Com três dias de feira, congresso técnico-científico e rodadas de negócios, o evento reforça sua posição como a mais completa plataforma de conteúdo, inovação e networking do agronegócio de proteína animal.
SERVIÇO
AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR
- Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br