Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

COP 28

Senado debate temas para COP28 nesta terça-feira em preparação para a Conferência em Dubai

Senado debate temas para COP28 nesta terça-feira em preparação para a Conferência em Dubai

Na próxima terça-feira, dia 21, o Senado realizará uma sessão de debates temáticos dedicada à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). Agendada para ocorrer em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro, a COP28 contará com a participação ativa de parlamentares brasileiros.

O foco do debate no plenário do Senado estará nas propostas e desafios do Brasil durante a conferência. A iniciativa foi solicitada pela presidente da Comissão do Meio Ambiente, Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, que destaca a importância de cobrar dos países desenvolvidos os compromissos assumidos com o Brasil.

Leila Barros ressalta: “Este é um momento estratégico para nos apresentarmos diante do mundo e cobrarmos os compromissos dos países desenvolvidos no financiamento climático já prometido, além de nos colocarmos como país de maior potencial para a exportação de sustentabilidade.”

A COP28 também será acompanhada de perto pelos senadores da Comissão Mista de Mudanças Climáticas. O presidente do colegiado, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, destaca que temas como o fenômeno climático El Niño estarão em pauta, abordando suas implicações em eventos climáticos extremos no Brasil.

Humberto Costa comenta: “Mudança no regime de chuvas, as alterações na temperatura, fenômenos que sempre existiram mas que agora vêm com uma intensidade muito grande, como é o caso do El Niño. Portanto, não é possível mais esperar ou fazer as coisas de modo lento para tentar dar uma resposta ao futuro da humanidade.”

A COP28 reunirá líderes de mais de 190 países para discutir estratégias de combate ao aquecimento global. Além disso, o Brasil se prepara para sediar a COP-30, Conferência da ONU sobre o Clima, em 2025, que ocorrerá em Belém do Pará. Júlia Lopes, repórter da Rádio Senado, supervisionada por Marcela Diniz.

Fonte: Senado.