Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ESG

Avanço nas múltiplas formas de sustentabilidade está entre as prioridades do GT da Agricultura

Grupo debate caminhos para alcançar sistemas alimentares sustentáveis baseados nas realidades e características locais

Avanço nas múltiplas formas de sustentabilidade está entre as prioridades do GT da Agricultura

O Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, liderado pelo Brasil atualmente, prioriza a discussão sobre a “Sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em seus múltiplos aspectos”. A meta é promover diálogos entre países e organizações para identificar boas práticas na produção, considerando as particularidades de cada região, como solo, clima e culturas locais.

Esta agenda é crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. Roberto Perosa, coordenador do grupo e secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ressalta a importância de demonstrar diferentes abordagens para a sustentabilidade agrícola, visando evitar decisões unilaterais que prejudiquem um país específico. O foco está em mostrar que a sustentabilidade pode ser alcançada de várias maneiras, em contextos diversos.

Os debates dentro do GT visam fortalecer o compromisso com formas diversas de sustentabilidade nos sistemas agroalimentares, destacando eficiência, inclusão e resiliência. O objetivo é criar um acordo internacional para combinar regulamentações e promover cooperação técnica entre países, compartilhando experiências e desenvolvendo políticas públicas.

O Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), visando aumentar a produção de alimentos sem desmatamento adicional. A iniciativa visa recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em uma década, contribuindo significativamente para a produção de alimentos no Brasil sem prejudicar as áreas de vegetação nativa.

O PNCPD, estabelecido em dezembro de 2023, apoia empreendimentos registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e busca financiamento externo em parceria com o BNDES, sem depender de subsídios do Governo Federal.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destaca o programa como um legado importante para a agricultura, combinando benefícios sociais e ambientais, tornando o Brasil mais atrativo para investimentos internacionais.

Além disso, o Brasil assumiu a Presidência temporária do G20 em dezembro, sendo a primeira vez na história do grupo nesse formato. Durante o mandato de um ano, o país organizará diversas reuniões e culminará com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado no Rio de Janeiro, em novembro de 2024.