Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 66,03 / kg
Soja - Indicador PRR$ 133,43 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 139,32 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,33 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,75 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,24 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,33 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,25 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,29 / kg
Ovo Branco - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 140,40 / cx
Ovo Branco - Regional Grande BH (MG)R$ 142,90 / cx
Ovo Vermelho - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 154,55 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande BH (MG)R$ 158,45 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 133,50 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 147,71 / cx
Frango Congelado - Indicador SPR$ 8,01 / kg
Frango Resfriado - Indicador SPR$ 8,08 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.192,47 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.082,27 / t
Ovo Vermelho - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 145,66 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 135,57 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 132,70 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 146,14 / cx

Infraestrutura

Sul precisa de R$ 70 bi para logística, aponta estudo

Investimento seria feito, segundo a CNI, em rodovias, ferrovias e portos, para destravar os nós logísticos e aumentar a competitividade.

Train Tracks
Train Tracks

Os gargalos em infraestrutura da região Sul foram levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em estudo que aponta a necessidade de investimento de R$ 70 bilhões em rodovias, ferrovias e portos, para destravar os nós logísticos e aumentar a competitividade.

O levantamento, divulgado ontem em Brasília, aponta que as perdas anuais em função do déficit da infraestrutura na região chegam a R$ 4,3 bilhões. Intitulado “Sul Competitivo”, o estudo traz 177 projetos que devem estar na pauta do governo nos próximos anos. Entre os projetos, 51 são considerados prioritários e demandariam R$ 15,2 bilhões em investimentos. “O investimento nesses projetos evitaria gastos anuais de R$ 3,4 bilhões”, aponta o diretor responsável pelo estudo, Olivier Roger Sylvain Girard.

A estimativa é que se os investimentos não forem feitos, o custo logístico de transportes da região Sul passe dos R$ 30,6 bilhões registrados em 2010 para R$ 47,8 bilhões em 2020. Esses valores representam a soma de todos os custos logísticos – frete, pedágio, taxas de terminais – pagos por todos os produtos originados.

O estudo destaca que nas 14 rodovias mais importantes da região o tráfego excede em mais de 100% a capacidade das pistas, medida pelo movimento que são capazes de sustentar. Já no setor ferroviário, são necessários, segundo o levantamento, aportes de R$ 38,5 bilhões para escoar a produção com custos menores.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, ressaltou que a execução dos investimentos ainda é lenta por conta da burocracia e não atingiu o patamar esperado. “Os gargalos logísticos afastam empresas”, disse.