Fonte CEPEA
Milho Campinas (SP)R$ 67,61 / kg
Soja PRR$ 129,14 / kg
Soja Porto de Paranaguá (PR)R$ 134,06 / kg
Suíno Grande São Paulo (SP)R$ 12,55 / kg
Suíno SPR$ 8,59 / kg
Suíno MGR$ 8,43 / kg
Suíno PRR$ 7,98 / kg
Suíno SCR$ 8,01 / kg
Suíno RSR$ 8,09 / kg
Ovo Branco Gande São Paulo (SP)R$ 179,85 / cx
Ovo Branco Grande BH (MG)R$ 192,93 / cx
Ovo Vermelho Gande São Paulo (SP)R$ 200,29 / cx
Ovo Vermelho Grande BH (MG)R$ 215,47 / cx
Ovo Branco Bastos (SP)R$ 169,49 / cx
Ovo Vermelho Bastos (SP)R$ 191,33 / cx
Frango SPR$ 7,35 / kg
Frango SPR$ 7,37 / kg
Trigo PRR$ 1.505,40 / t
Trigo RSR$ 1.341,43 / t
Ovo Vermelho Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 208,10 / cx
Ovo Branco Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 177,77 / cx
Ovo Branco Recife (PE)R$ 179,05 / cx
Ovo Vermelho Recife (PE)R$ 185,45 / cx

Energia eólica

Vale incorpora energia eólica no maior navio minerador do mundo

Sohar Max, com capacidade para 400 mil toneladas, vai navegar com cinco velas rotativas a partir de 2024

Vale incorpora energia eólica no maior navio minerador do mundo

A Vale anunciou nesta quarta-feira (8/11) que planeja incorporar energia eólica para reduzir o consumo de combustível em seu gigantesco navio de transporte de minérios, o Sohar Max, considerado o maior Valemax do mundo, com 362 metros de comprimento e 65 metros de largura, e capacidade para 400 mil toneladas de carga.

Em parceria com a armadora Asyad, de Omã, a mineradora assinou um contrato para instalar cinco velas rotativas, cada uma com cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, representando o dobro da área de vela dos rotores usados no Guaibamax (com capacidade de 325 mil toneladas). A introdução dessa tecnologia permitirá ganhos de eficiência de até 6%, levando a uma redução estimada de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio anualmente.

Desenvolvida pelo fabricante inglês Anemoi, a tecnologia utiliza a propulsão a vento para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões. Os testes no Sohar Max estão programados para iniciar no segundo trimestre de 2024.

Essa iniciativa faz parte do programa Ecoshipping da Vale, uma iniciativa de P&D na área de navegação, visando atender aos desafios de redução das emissões de carbono, em conformidade com as metas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). Esta ação é o sexto e último acordo previsto com a Asyad para a implementação de tecnologias inovadoras em quatro navios fretados pela Vale. Projetos anteriores incluíram o uso de tinta de silicone para redução de resistência, a instalação de inversores de frequência para redução de consumo elétrico e o uso de dispositivos hidrodinâmicos para melhorar a propulsão.

A Vale enfatiza que todos esses projetos incluíram a instalação de sistemas de coleta de dados em tempo real em todos os navios para monitoramento contínuo das tecnologias. Rodrigo Bermelho, gerente de Engenharia Naval da Vale, destacou que a energia eólica terá um papel central na estratégia de descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro, e que os aprendizados com esses pilotos do Ecoshipping contribuirão para a próxima geração de navios Guaibamax.