
Pesquisadores da África do Sul e da Nigéria descobriram que substituir 50 g/kg de milho por uma mistura 50:50 de cascas de abacaxi e laranja pode ser uma opção de alimentação sustentável para produtores de aves. O estudo, liderado pela Universidade de Limpopo, avaliou o efeito dessa substituição nos índices de crescimento, digestibilidade, características da carcaça e atributos sensoriais de frangos de corte.
Frangos de corte Ross 308 foram divididos em quatro grupos, sendo um deles o grupo de controle (sem cascas) e os outros três com dietas que incluíam cascas de abacaxi, casca de laranja ou a mistura 50:50. O experimento durou 56 dias.
Os resultados mostraram que, embora o desempenho de crescimento tenha sido ligeiramente menor nas dietas com cascas, a mistura de abacaxi e laranja manteve a digestibilidade de nutrientes e melhorou algumas características da carcaça e a qualidade da carne. Aves alimentadas com a mistura de cascas apresentaram digestibilidade da matéria seca e do extrato livre de nitrogênio superiores ao grupo controle, além de um maior peso da sobrecoxa.
A carne das aves alimentadas com a mistura de cascas também apresentou melhor aroma e maciez em comparação com a do grupo controle. Os pesquisadores concluíram que a substituição de 50 g/kg de milho por uma mistura igual de cascas de abacaxi e laranja na dieta de frangos de corte pode ser uma alternativa viável e sustentável.
Referência: Poultry World











