
Uma ação estratégica para fortalecer a agricultura familiar foi implementada nesta segunda-feira (13) em Jequié, no interior da Bahia. Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas (CIMURC), 20 famílias de pequenos produtores rurais receberam um kit completo para iniciar ou expandir a produção de ovos, visando a geração de renda e a segurança alimentar.
A ação contemplou produtores de nove localidades rurais, incluindo Poço Dantas, Queimadas e o distrito de Florestal. Cada família beneficiada recebeu uma unidade de produção completa, projetada para garantir o desenvolvimento do plantel até o início da fase de postura. Os kits são compostos por:
- 100 aves de postura da linhagem Embrapa 051, de alta produtividade;
- Galinheiros completos e adequados para o manejo;
- 6 bebedouros e 6 comedouros por família;
- 640 quilos de ração (90kg inicial e 550kg de crescimento);
- Vacinas para garantir a sanidade do plantel avícola.
De acordo com Murilo Meneses, diretor de Expansão Rural, a escolha pela raça Embrapa 051 é estratégica, pois são aves rústicas, especializadas na produção de ovos de casca marrom e bem adaptadas a sistemas de criação menos intensivos, como a avicultura caipira.
O secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos, destacou o impacto da iniciativa. “Estamos realizando a entrega de duas mil aves e uma grande quantidade de ração que vão alimentar essa criação até o período de postura. Essa ação vai garantir não apenas o fortalecimento da avicultura caipira, mas também novas fontes de renda e segurança alimentar para as famílias do campo. Nosso compromisso é continuar ampliando as oportunidades”, afirmou Passos, ressaltando a importância das parcerias institucionais para o desenvolvimento sustentável da zona rural de Jequié.
Referência: Prefeitura de Jequié











