
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo para chuvas intensas” que abrange as principais regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste nesta terça-feira (4/11). O aviso é válido para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e áreas do Tocantins e da Bahia.
A previsão indica volumes de 50 a 100 milímetros em 24 horas. O Inmet adverte para ventos fortes, que podem atingir de 60 a 100 km/h, aumentando o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas em áreas rurais e urbanas.
De acordo com a Climatempo, no Sudeste, a instabilidade diminui em São Paulo, mas segue forte em Minas Gerais (interior e Zona da Mata), norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. No Centro-Oeste, a chuva persiste com forte intensidade no sul de Goiás e no Distrito Federal, mantendo-se constante em grande parte de Goiás e no norte de Mato Grosso. Apenas o Mato Grosso do Sul deve registrar uma diminuição nas pancadas.
As demais regiões do país apresentam cenários distintos. No Sul, o tempo abre na maior parte da região e a chuva perde força, restringindo-se ao litoral dos três estados por influência do mar. As temperaturas seguem amenas no leste e mais elevadas no oeste e norte do Paraná. No Nordeste, o tempo firme e o calor predominam, mas o oeste da Bahia continua com chuva, enquanto o interior nordestino enfrenta um alerta de umidade do ar abaixo de 20%. Na região Norte, pancadas com risco de tempestades atingem Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.











