
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, visitou as obras da Embrapa Alimentos e Territórios em Maceió, nesta terça-feira (21), e classificou a instituição como “uma referência mundial em pesquisa”. Dantas enfatizou que a chegada da Embrapa, que era um dos poucos estados onde a empresa não estava presente, é crucial para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas.
“Temos mais de 200 pessoas trabalhando na obra. Por esse esforço dos municípios, do governo do estado, do governo federal, e nesse caso agora da Embrapa, é que o estado de Alagoas vive o seu melhor momento na geração de oportunidades, no menor índice de desemprego da sua história”, afirmou o governador. Ele também agradeceu à bancada federal do estado pela aprovação de emendas parlamentares, além dos recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
João Flávio Veloso Silva, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, lembrou que Alagoas possui um grande potencial para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas à agregação de valor aos produtos agroalimentares, com forte conexão com o turismo e o desenvolvimento territorial. Ele frisou que a unidade é um centro nacional de pesquisa diferenciado, focado no consumo cidadão.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, reforçou que a presença da Unidade levará mais tecnologia para o campo e melhorará a renda dos produtores. Aline Rodrigues, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou a contribuição da Embrapa para os pequenos agricultores cooperativados, levando ciência e inovação para a pesquisa dos alimentos produzidos em Alagoas. Vitor Pereira, secretário de Estado de Governo, ressaltou que a obra será uma referência em pesquisa e tecnologia, e que Alagoas ganhou o prêmio de maior redução da fome no Brasil.











