Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Aves lideram como a carne mais consumida em 70 países, confira mapa global

Estudo abrangeu uma ampla gama de nações, revelando as preferências quando o assunto é carne ao redor do mundo

Aves lideram como a carne mais consumida em 70 países, confira mapa global

A carne desempenha um papel importante nas dietas de muitas culturas ao redor do mundo. Com base em um mapa elaborado pelo criador The World MAPS, que utiliza dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), fica evidente como os países diferem no consumo e no tipo de carne preferido. O estudo abrangeu uma ampla gama de nações, revelando que as aves são a carne mais consumida em 70 países, representando cerca de 40% de todo o banco de dados.

Os dados revelam que as aves são particularmente populares em países como Albânia, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Estados Unidos e muitos outros. Com uma presença tão ampla, as aves consolidam sua posição como a carne mais consumida em termos de peso em todo o mundo.

Logo após as aves, encontramos os peixes e frutos do mar como a segunda carne mais popular em 56 países. Essa preferência é particularmente notável em nações com litorais extensos, como Angola, Bangladesh, Brasil, Canadá, China, Egito, Indonésia, Japão, Noruega, Portugal, Espanha e Vietnã, entre outros. A disponibilidade de recursos aquáticos e a cultura alimentar local desempenham um papel importante nessa preferência.

Além dessas categorias, o estudo também destaca a variedade de outras carnes consumidas em diferentes regiões. Isso inclui carnes bovina, suína, ovina e outras menos comuns, como: coelho, cavalo e carne de caça de animais selvagens.

Assine as revistas Avicultura Industrial, Suinocul

Quem come mais frango?

Enquanto os EUA e a China comem mais frango em números absolutos, os países ocupam o 7º e o 112º lugar, respectivamente, quando se trata de consumo per capita de aves.

Várias nações insulares — São Vicente e Granadinas , Trinidad e Tobago , Samoa — junto com Israel comem mais de 60 quilos de carne de aves (cerca de 15 aves grandes) por pessoa anualmente.

Regionalmente, o consumo de aves pode ser visto em quase todas as Américas, bem como no Reino Unido e nas ex-colônias britânicas, Austrália e África do Sul, e no Oriente Médio.

Quem come mais carne suína?

Apesar de comer mais frutos do mar e aves, Hong Kong lidera o consumo mundial de carne suína per capita anualmente, com 55 kg (121 lbs). Isso é quase equivalente à quantidade média de carne suína no varejo colhida de um único suíno de 250 libras .

A Polônia e a Espanha – que também são os principais produtores de carne suína – estão logo atrás de Hong Kong com números semelhantes de consumo de carne suína. De fato, podemos ver a carne de porco como a carne mais consumida em muitos países europeus com histórias locais de alimentos suínos, bem como em alguns países da África, incluindo Burkina Faso e um país do Sudeste Asiático, Timor-Leste .

Quem come mais peixe e frutos do mar?

No meio do oceano Atlântico Norte, a Islândia come a maior parte dos peixes e frutos do mar do mundo, com impressionantes 90 kg (quase 200 libras), por pessoa por ano. Isso também dá à Islândia a coroa de maior consumo per capita de qualquer tipo de carne.

Atrás da Islândia estão outras nações insulares e costeiras, incluindo as Maldivas , Hong Kong , Macau e Portugal . Regionalmente, podemos ver a importância dos frutos do mar refletida no leste e sul da Ásia, na costa atlântica da África e nos países nórdicos da Europa.

Quem come mais carne bovina?

A população de 46 milhões de pessoas da Argentina come quase 47 kg (103 libras) de carne bovina por pessoa por ano, a maior quantidade de qualquer país no banco de dados da ONU.

O país sul-americano tem uma rica história culinária com carne bovina, já que o gado trazido pelos colonos espanhóis floresceu nas planícies gramadas da região. A importância do gado no continente é tamanha que o gaúcho – um cavaleiro dedicado ao trabalho do gado – é um símbolo popular na Argentina, Uruguai e partes do Brasil (que ocupa o 5º lugar no consumo de carne bovina).

O mapa do consumo de carne bovina destaca os países da Ásia Central, incluindo o Uzbequistão , e os países da África Oriental, incluindo a Etiópia .

Quem come mais carne de carneiro e outras carnes?

O povo da Mongólia é inigualável no consumo de carne de carneiro e caprino, consumindo impressionantes 66 quilos (145 libras) per capita anualmente. Esse apetite voraz por carne está profundamente enraizado em sua herança como uma nação de pastores habilidosos.

Papua Nova Guiné , por sua vez, lidera o ranking de consumo de “outras carnes”. O país é o maior produtor de carne de caça do mundo, devido à sua população predominantemente rural e indígena, que vive da caça. Um estudo de 2023 descobriu que uma amostra de aldeias no país caçava principalmente veados selvagens e javalis para carne, embora marsupiais como bandicoots, cangurus e cuscuz fossem ocasionalmente caçados e consumidos também.

A Mongólia também tem uma classificação elevada no consumo de outras carnes per capita, provavelmente devido ao consumo tradicional de carne de cavalo. O país produziu pouco mais de 100.000 toneladas de carne de cavalo em 2020, um sexto da produção total de carne do país naquele ano.