Com a crise econômica mundial, os produtores do tradicional peru de Natal devem vender aves de menor porte do que o convencional, explica Paul Kelly, responsável por uma empresa de fornecimento de incubadoras. “No ano passado, havia uma escassez de perus na faixa de quatro quilos e percebemos que não teremos esse tipo de problema quanto a procura popular pelos tamanhos menores”, conta Kelly.
“Nossa experiência a partir da recessão no início dos anos 90 fez com que adotassemos medidas para que a qualidade do produto não caísse, mas é importatnte prever o que os consumidores estarão dispostos a comprar”, acrescenta.
“Recomendamos que os produtores garantam a produção de perus de linhagem menor para suprir a demanda e atender seus clientes. As raças da ave podem atingir de 3 a dez quilos, com idades idades de 10 a 26 semanas sem alterar a qualidade”.
A incubadoras continuam apostando na criação de pequenas amostras das raças bronze e branco, testado nesse ano. Em 2008, foi reallizado um teste com perus de 5 quilos dividos em embalagens de 2,5kg e 3kg. “A qualidade é a mesma de um peru inteiro, porém, o preço é menos e pode servir uma família pequena”, finaliza Kelly.
* Com informações do World Poultry











