A nova fase da De Heus Nutrifarms foi apresentada pela primeira vez ao público em evento aberto durante o XVI Congresso Abraves, encerrado ontem, em Cuiabá, Mato Grosso. A empresa, que soma forças da multinacional holandesa De Heus e a brasileira Nutrifarms na nutrição animal, detalhou a clientes, técnicos, jornalistas e amigos a proposta de oferecer “solução completa” para a produção de suínos.
O estande da De Heus Nutrifarms foi um dos mais bonitos e movimentados durante todo o evento. O diretor presidente da De Heus no Brasil, Hermanus Wigman, estava presente e explicou as principais vantagens para os produtores que adotam este modelo bem como a estratégia de posicionamento e crescimento da multinacional no país.
“O progresso na suinocultura, como na produção animal em geral, depende de uma série de fatores como sanidade, gestão e manejo, além da nutrição. Somos uma empresa de nutrição com opções de rações, premixes, concentrados e outros produtos mas, no relacionamento com os produtores, ajudamos eles a tomar as decisões em todas estas áreas para alcançarem o melhor resultado econômico”, disse.
O modelo de “soluções completas”, e não apenas produtos, demonstra êxito nos países em que a De Heus atua, seja na Europa, Ásia, África, América do Norte e América Latina. Atualmente, a empresa tem unidades produtivas em 10 países (Holanda, Polônia, Rússia, Vietnã, República Tcheca, Egito, Etiópia, África do Sul, China e Brasil), 3 mil funcionários e faturamento na ordem de € 2,2 bilhões no ano passado.
Wigman detalhou que os compromissos assumidos pela equipe da De Heus são o conhecimento compartilhado, o progresso contínuo e o crescimento conjunto da empresa e, especialmente, dos clientes. O slogan “Fomentar o progresso” (do inglês, “Powering Progress”) é o objetivo da multinacional, com sede brasileira em Rio Claro, São Paulo, que tem valores baseados em cinco pilares: desempenho, qualidade, empreendedorismo, melhoria contínua e envolvimento.
Isso já é possível graças ao investimento de R$ 60 milhões no Brasil em 3 empresas, Nutrifarms, Romagnoli e MUB do Brasil. “Entre as novidades estão o sistema integrado de gestão, rastreabilidade total nas linhas de produção com 100% de código de barras, novo laboratório, departamento técnico ampliado, controle de qualidade modernizado, entre outros. Posso afirmar que o mercado encontrará aqui um novo padrão de inteligência nutricional para os clientes aproveitarem ao máximo os horizontes de oportunidades e fazerem a diferença em nosso país”, detalhou.
Pesquisa
Um exemplo da qualificação da nova equipe da De Heus Nutrifarms foi a apresentação, pelo supervisor técnico de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Eduardo Raele de Oliveira, de seis pesquisas no painel e-poster da Abraves, sendo uma destas escolhida para apresentação oral durante o evento. Eduardo foi contratado pela empresa nesta segunda metade do ano e é atualmente doutorando pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).
“É a terceira vez que exponho no Congresso da Abraves. Desta vez, como autor e co-autor, os papers trataram de temas ligados a nutrição e sanidade. Entre eles, o uso do quitooligossacarídeo como alternativa aos promotores de crescimento e a relação entre nutrição e sanidade”, comentou.
Segundo Raele, as pesquisas com o foco atual da De Heus que são os leitões e as tecnologias para desmame imeditado. “O desmame imediato é observado pelos produtores como um dos pontos cruciais da produção e essas pesquisas visam justamente tornar esta fase menos traumática para os leitões e, assim, garantir desempenho”, detalhou.
Happy hour
A De Heus Nutrifarms ofereceu na quarta-feira, dia 6, um happy hour para os participantes do XVI Congresso Abraves em seu estande. O local tornou-se um ponto de encontro, alegria e confraternização entre os profissionais da empresa, clientes, líderes e emrpesários do setor de suínos, veterinários e amigos.











