
O surto de gripe aviária nos Estados Unidos atingiu mais um estado. Desta vez, uma granja de galinhas poedeiras, no condado de Dixon, no norte do Nebraska, causando a morte de 1,7 milhão de aves, segundo o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Este é o primeiro caso confirmado da doença em Nebraska. O vírus também está se espalhando para os vizinhos de Iowa, onde mais de 26 milhões de frangos foram infectados. O USDA anunciou na terça-feira (12) que a doença foi detectada em um rebanho com 700 frangos de corte, no condado de Osceola County, pela primeira vez no estado. Até então, a gripe aviária havia sido encontrada apenas em granjas de galinhas poedeiras, em produções de ovos.
Quando o vírus é confirmado em uma criação, todos os animais são abatidos para evitar a propagação do vírus. Em Nebraska, o diretor do Departamento de Agricultura estadual, Greg Ibach, disse que espera ser capaz de limitar a propagação da gripe, mas a experiência em outros Estados sugere que a contenção seja algo difícil.
“Infelizmente, Nebraska juntou-se a uma longa lista de Estados que atualmente lidam com a doença de alta patogenicidade. O objetivo é colocar em quarantena o rebanho e tentar controlar e conter o vírus o mais rápido possível”, explica.











