
A Mantiqueira, maior produtora de ovos da América Latina e agora parte do portfólio da JBS, anunciou sua entrada oficial no mercado dos Estados Unidos. O movimento de expansão internacional foi selado com a aquisição da Hickman’s Egg Ranch, uma tradicional granja familiar sediada no Arizona. A transação, segundo fontes do mercado, foi avaliada em pouco mais de US$ 300 milhões, embora os valores oficiais não tenham sido divulgados. A aquisição marca um passo estratégico para a JBS, que diversifica seu portfólio de proteínas no crucial mercado norte-americano.
Fundada em 1944, a Hickman’s Egg Ranch era uma das 20 maiores produtoras de ovos dos EUA, com quatro plantas e capacidade estática para 10 milhões de aves. No entanto, a empresa foi severamente devastada por um surto de Influenza Aviária este ano, que resultou na perda de 95% do seu plantel. A aquisição pela Mantiqueira ocorre em meio ao início do processo de repopulação das granjas, um trabalho que deve se estender pelo próximo ano.
A nova operação será chamada de Mantiqueira USA e terá sua sede em Greeley, Colorado, mesma localidade da JBS USA. O comando da operação ficará a cargo de Murilo Scarpa Pinto, filho do fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto. Alinhada aos padrões de bem-estar animal da empresa brasileira, a nova gestão determinou que 60% do novo plantel será composto por aves criadas em sistema cage-free (livres de gaiolas). A transação, que deve ser concluída até o final de 2025, acirra a competição internacional, já que a principal concorrente da Mantiqueira no Brasil, a Global Eggs, também adquiriu uma granja americana (Hillandale Farms) este ano.
Referência: Braziljournal












