
O governo do presidente Donald Trump acaba de confirmar a abertura de uma investigação contra as maiores empresas de processamento de carne que atuam nos Estados Unidos. A Casa Branca divulgou um comunicado citando nominalmente a JBS como alvo de suspeitas de “conluio ilícito, fixação de preços e manipulação” do mercado.
O presidente Trump determinou ao Departamento de Justiça a abertura de uma investigação rápida, visando tomar medidas para “proteger os consumidores, combater os monopólios ilegais e garantir que essas corporações não estejam lucrando criminosamente às custas do povo americano”.
O comunicado destaca que as Quatro Grandes processadoras de carne — JBS (do Brasil), Cargill, Tyson Foods e National Beef (da Marfrig) — dominam atualmente 85% do mercado de processamento, um aumento significativo em relação aos 36% de 1980. Duas dessas companhias, incluindo a maior processadora do mundo, são de propriedade ou controle acionário estrangeiro. O governo americano acusa a indústria de proteína animal de ter acabado com a competitividade do mercado e prejudicado os produtores.
O próprio Trump deixou um alerta claro: “Sabe-se que há algo de suspeito. Vamos descobrir a verdade muito rapidamente. Se houver crime, os responsáveis pagarão um preço alto”.
Como consequência imediata do anúncio oficial, as ações da Tyson Foods e da JBS despencaram no aftermarket.
Referência: Jornal da Cidade











