
Uma comitiva gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, participou de uma missão oficial técnica ao estado de Nebraska, nos Estados Unidos, com o objetivo de conhecer o que há de mais moderno em pesquisa e inovação voltadas à agricultura sustentável. O grupo visitou o Centro de Educação de Extensão do Leste do Nebraska, um dos principais polos da Universidade do Nebraska dedicados ao desenvolvimento de soluções para o campo.
O centro, que abrange mais de 3,6 mil hectares, abriga cerca de 10 mil animais e dezenas de projetos científicos. Os gaúchos conheceram o feedlot experimental (sistema de confinamento), onde 240 bovinos são monitorados por sistemas automatizados. Cada animal possui uma etiqueta eletrônica que mede a quantidade de alimento ingerido, permitindo o acompanhamento individual da saúde e do desempenho produtivo.
Tecnologia e Sustentabilidade
A comitiva acompanhou um projeto de pesquisa sobre sequestro de carbono, que utiliza sensores para captar, em tempo real, dados sobre vento, temperatura, umidade e emissões de carbono, como o óxido nitroso. O vice-governador Gabriel Souza destacou a dimensão da pesquisa, mencionando que alguns equipamentos chegam a coletar dados dez vezes por segundo. Ele ressaltou o impacto da inovação na produtividade, citando que tecnologias como essa permitem ao milho atingir produtividades médias de 12 toneladas por hectare no Nebraska.
O grupo também visitou a Spidercam Platform, uma estrutura de sensoriamento remoto e fenotipagem vegetal suspensa por cabos e controlada por fibra óptica. O equipamento percorre as lavouras com câmeras multiespectrais e térmicas, registrando dados com precisão milimétrica. Trata-se do primeiro sistema do tipo em operação nos Estados Unidos capaz de cruzar informações de campo com imagens de satélite.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, afirmou que a missão busca aprimorar as ferramentas já utilizadas no Rio Grande do Sul, especialmente as ações do Plano ABC+ RS.
Após as agendas em Ithaca, o grupo seguiu para Lincoln, para visitar o Departamento de Recursos Naturais de Nebraska e o Centro Nacional de Mitigação da Seca. A agenda da comitiva inclui, ainda, visitas à Valmont e à Lindsay Center Pivot Company.











