
A influenza aviária de alta patogenicidade é um dos maiores desafios da avicultura mundial, com impactos diretos na produção, no comércio internacional e na segurança sanitária. O enfrentamento dessa enfermidade exige respostas rápidas, protocolos bem estruturados e integração entre produtores, órgãos de defesa e instituições de pesquisa.
Esse será o foco da palestra “Experiência do Estado do Paraná no controle e prevenção da Influenza Aviária”, que integra o Painel Biosseguridade: Influenza Aviária, no dia 29 de outubro, às 9h00, durante o Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal, parte da programação da AveSui 2025, em Cascavel (PR).
Prevenção e resposta rápida como diferenciais no combate à influenza aviária
Na palestra, o médico-veterinário Jeison Solano Spim, fiscal de defesa agropecuária e chefe da Divisão de Comércio de Produtos Veterinários da Adapar, vai compartilhar as estratégias adotadas pelo Paraná, estado que tem se consolidado como referência no controle de doenças aviárias. Serão abordados os principais focos registrados no Brasil e no mundo, as medidas de monitoramento e prevenção implantadas e os aprendizados que fortalecem a vigilância sanitária no setor avícola.
“Nosso objetivo é atualizar o público sobre a evolução da influenza aviária de alta patogenicidade e mostrar como as ações da Adapar contribuem para a rápida resposta diante de uma epizootia que ameaça a produção global”, adianta Spim.
O especialista

Graduado em Medicina Veterinária pela Unesp em 2005, Jeison Solano Spim atua como fiscal de defesa agropecuária na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Sua carreira é dedicada à sanidade animal, com experiência em fiscalização, controle e prevenção de doenças em animais terrestres e aquáticos. Atualmente, é responsável pela chefia da Divisão de Comércio de Produtos Veterinários, reforçando seu papel na segurança do agronegócio paranaense.
Como participar?
O Congresso Brasileiro de Precisão Animal integra a programação da AveSui 2025 – Feira da Indústria de Aves, Suínos e Peixes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de outubro, em Cascavel (PR).
Para assistir às palestras, é necessário realizar o credenciamento, que já está no 3º lote, com 20% de desconto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: https://congresso.avesui.com.br/
Programe-se:
29 de outubro
Painel Biosseguridade: Influenza Aviária
09h00 – Experiência do Estado do Paraná no controle e prevenção da Influenza Aviária – Jeison Solano Spim (Fiscal de Defesa Agropecuária)
09h30 – Experiência do Estado do Rio Grande do Sul no controle e prevenção da Influenza Aviária – Ananda Paula Kowalski (Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola do RS)
10:00 – Intervalo para Café
10h30 – Experiência do Estado de Santa Catarina no controle e prevenção da Influenza Aviária – José Henrique de Oliveira (Coordenador de DSA do Departamento Regional de Criciúma)
11h00 – Debate Final com Todos os Palestrantes

Sobre a AveSui 2025
Realizada no coração do Oeste do Paraná, a maior região produtora de proteína animal do Brasil, a AveSui América Latina 2025 será um ponto de encontro de empresas, produtores e profissionais dos setores de aves, suínos, peixes e bioenergia. Com três dias de feira, congresso técnico-científico e rodadas de negócios, o evento reforça sua posição como a mais completa plataforma de conteúdo, inovação e networking do agronegócio de proteína animal.
SERVIÇO
AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal
Data: 28 a 30 de outubro de 2025
Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR
Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br