
A Cooperativa Frísia (que celebra seu centenário em 2025) lançou seu Planejamento Estratégico 2025-2030, uma iniciativa audaciosa que prevê um aporte de R$ 1 bilhão em investimentos para duplicar o seu tamanho nos próximos cinco anos. O plano foca na expansão da capacidade produtiva e na diversificação dos negócios, com atenção especial aos estados do Paraná (sede) e Tocantins.
Rota de crescimento: investimentos e tecnologia
O investimento bilionário é a espinha dorsal do novo ciclo de crescimento da cooperativa. Entre as principais metas do plano, que abrange grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal, estão a expansão das áreas de grãos no Paraná e no Tocantins, a duplicação da produção de sementes (mirando em 2 milhões de sacas) e a avaliação de novos negócios, como o processamento de soja.
O superintendente da Cooperativa Frísia, Mario Dykstra, destaca que o plano aponta o caminho para o produtor.

“O novo Planejamento Estratégico aponta o melhor caminho para o cooperado percorrer, pensando nos investimentos atuais e futuros. Em um período de cinco anos, temos que investir, realizar ampliações. Concluímos uma etapa em 2025 e já estamos nos planejando para 2030. Buscamos estar constantemente atualizados para o nosso cooperado, que cresce continuamente e que emprega novas tecnologias. Por isso, a Frísia está sempre realizando novos investimentos e melhorias, se modernizando para acompanhar a velocidade do produtor”, afirma Dykstra.
Plano construído “pensando no cooperado”
O Planejamento Estratégico 2025-2030 foi estruturado com base em pilares de crescimento e eficiência. O Analista de Estratégia e Inovação da Frísia, Fabio Solano, explica que a criação do plano envolveu a participação direta dos associados.

“O novo planejamento ouviu diretamente os cooperados, elencando uma série de metas, investimentos, projetos e programas, tudo pensado no cooperado”, explica Solano. “A Frísia tem uma carteira de investimentos muito robusta, que agrega um conjunto de fatores positivos, como aumento da geração de emprego e desenvolvimento local da comunidade. O plano se baseia em aumento de competitividade e, também, na criação de novos negócios”, destaca Solano.
Visão e missão para a sustentabilidade
Apesar da ambição de crescimento, a cooperativa reafirma seu compromisso com seus valores e identidade organizacional.
“A nossa identidade organizacional se mantém, com nossa missão de disponibilizar produtos e serviços de excelência, de forma a gerar resultado sustentável aos cooperados, colaboradores e parceiros, e a nossa visão, que é continuar sendo referência no cooperativismo com excelência e sustentabilidade”, conclui Dykstra.