Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,46 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,41 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,31 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,73 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,79 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,22 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,28 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 125,96 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 130,02 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 138,57 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 140,41 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 119,19 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 133,13 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,11 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,12 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.185,08 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.023,45 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 135,86 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 128,84 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 124,23 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 149,36 / cx

Relações Internacionais

CNA busca oportunidades de negócios para o agro brasileiro na Índia

CNA busca oportunidades de negócios para o agro brasileiro na Índia

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma missão à Índia para fortalecer relações comerciais, identificar oportunidades de negócios e compreender melhor o mercado local para produtos agropecuários brasileiros.

A missão foi representada pela equipe do escritório em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e promoveu visitas técnicas ao comércio local para entender os hábitos de consumo dos indianos, que fazem compras principalmente em pequenos comércios chamados Kirana Stores.

Durante as visitas, a equipe técnica também mapeou a presença de produtos brasileiros, identificando oportunidades para expansão.

A equipe participou ainda da feira AAHAR, um dos principais eventos do setor de alimentos e bebidas do país, onde observou tendências de mercado, avaliou a demanda por diferentes produtos e estabeleceu contatos com distribuidores e importadores.

A CNA promoveu também reuniões com representantes do governo brasileiro no país para discutir os desafios do mercado indiano, incluindo barreiras tarifárias e sanitárias que podem impactar a exportação de produtos brasileiros.
O grupo discutiu ainda os interesses do setor produtivo com entidades do agro local, como a Indian Chamber of Food and Agriculture (ICFA) e a National Cooperative Union of India (NCUI), que atuam na defesa dos interesses do setor produtivo e na capacitação de produtores.

Outro encontro importante foi com a Food Safety and Standards Authority of India (FSSAI), órgão responsável pela regulamentação sanitária no país. Durante a conversa, foi discutida a possibilidade de realizar um seminário online para empresas brasileiras interessadas em exportar para a Índia, abordando as exigências sanitárias e os trâmites burocráticos necessários.

“A Índia é um mercado estratégico, tanto no aspecto governamental, onde buscamos um canal de comunicação para compreender as prioridades do setor, quanto no comercial, onde o crescimento e desenvolvimento do país abrem novas oportunidades para as empresas brasileiras. Nossa aproximação visa fortalecer esse diálogo e identificar caminhos para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado indiano”, afirmou Ana Frucci, representante do Escritório da CNA em Dubai.

Na avaliação do assessor de Relações Internacionais da CNA, Eric Ramos, a missão permitiu uma análise aprofundada do mercado indiano e suas particularidades. Ele reforçou que apesar dos desafios regulatórios, há grande potencial para o agro brasileiro e a CNA seguirá trabalhando para ampliar o acesso dos produtos nacionais ao país e fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Índia.