Da Redação 01/08/2005 – O agricultor familiar Petronilio Ferreira de Magalhães do município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá/MT), da Comunidade Pedra Preta, está produzindo arroz, feijão, milho, hortaliças, legumes e criando pequenos animais para retirar carne, leite e ovos. Pela primeira vez a minha família está tendo fartura, estamos produzindo e garantindo o sustento de todos, enfatiza Petronilio.
A família do agricultor já se prepara para entrar na segunda fase do Projeto Vida Nova que é produzir para gerar receita. A comunidade vai plantar mandioca das variedades Liberata, Espeto, Fécula Branca e Olho Junto e pretendem comercializar de forma associativa entregando o produto para o mercado consumidor ou para as indústrias de farinha.
Em Chapada, as comunidades Pedra Preta, Cachoeira do Bom Jardim e Barra do Ribeirão possuem aproximadamente 160 pequenos agricultores que estão se mobilizando para em conjunto comercializar a cultura da mandioca. Gutterres ressalta, que os técnicos da Empaer e de Furnas estão dando assistência para as comunidades e para facilitar o atendimento ao agricultor foi instalado um escritório no local.
O Projeto de Ater, através de seus técnicos, já realizou 42 eventos de capacitação atendendo mais de 1.200 agricultores familiares e 327 técnicos da Empaer. O projeto está permitindo a reciclagem de todos os envolvidos e já se prepara para a implantação de novas Unidades em todo o Estado. Este ano já estamos implantando novas Unidades com orientações para subsistência, alimentação, saneamento básico, cuidado com a saúde e higiene pessoal, conclui Denise.











