
O município de Sorriso, em Mato Grosso, receberá o Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro 2025, com foco na suinocultura, no dia 28 de agosto. A iniciativa é promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e apoio do sindicato rural local.
Marcos de Carvalho, analista de Pecuária da Famato, acompanhará o evento, que reunirá produtores, técnicos, representantes de cooperativas, sindicatos e instituições de ensino. O principal objetivo é apresentar e debater os custos de produção da suinocultura no estado, comparando-os com os dados médios nacionais.
Importância do Projeto Campo Futuro
A iniciativa faz parte de uma ampla ação de levantamento e análise econômica das atividades agropecuárias, realizada ao longo do ano pelo Projeto Campo Futuro. Este projeto é promovido pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central), em colaboração com universidades e centros de pesquisa. Os chamados painéis de custo de produção geram informações técnicas essenciais para a gestão eficiente das propriedades rurais, auxiliando em decisões mais assertivas no campo.
“O objetivo é munir o produtor com dados precisos sobre seus custos de produção, identificar gargalos e apontar caminhos para melhorar a rentabilidade da atividade. Além disso, os eventos fomentam a troca de experiências e ampliam o conhecimento técnico no setor. Será uma grande oportunidade para discutir a situação atual dos mercados de proteína animal, num ano marcado por gripe aviária, guerras comerciais e conflitos entre países”, destacou Marcos de Carvalho.
Em 2025, o Projeto Campo Futuro prevê a realização de 152 painéis para levantamento de custos de mais de 40 culturas agropecuárias em 130 municípios de 21 estados brasileiros, abrangendo cadeias como grãos, frutas, hortaliças, café, pecuária, avicultura e aquicultura.











