
A disseminação de suínos selvagens invasores está causando preocupação na Austrália, onde há evidências de tentativas ilegais de estabelecer populações no estado da Austrália do Sul. Esses animais, já presentes nos estados do norte e leste (Queensland e Nova Gales do Sul), estão sendo cada vez mais detectados na Austrália do Sul, incluindo na Costa Calcária, ao sul de Adelaide.
Os suínos selvagens representam sérios problemas ambientais e econômicos, pois destroem colheitas, têm potencial para se reproduzir rapidamente e podem disseminar doenças. Testes de DNA confirmaram que suínos selvagens sacrificados recentemente na Costa Calcária foram trazidos do estado de Nova Gales do Sul, a pelo menos 500 km de distância.
O Limestone Coast Landscape Board (LCLB) confirmou que, nos últimos três a quatro anos, foram feitas três tentativas de introduzir uma população de suínos na região próxima às cidades costeiras de Kingston SE, Robe e Mount Burr. O conselho agiu rapidamente para evitar que essas populações se fixassem.
Há suspeitas de que indivíduos capturem os animais, os transportem e os soltem no sul da Austrália para fins de caça. Casos de porcas prenhes de suínos selvagens sendo encontradas com as orelhas cortadas — uma prática que dificulta a captura por cães — reforçam a ideia de que pessoas estão deliberadamente tentando estabelecer essas populações.
Referência: Pig Progress