
O Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que está sendo realizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), de 03 a 05 de setembro, ganhou contornos históricos em 2025 ao marcar os 70 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). A Gessulli Agrimídia, parceira desde a fundação da entidade, está presente na cobertura do evento com a revista Suinocultura Industrial, reforçando sua longa trajetória de apoio e compromisso com o setor.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destacou a importância do encontro para o setor. Segundo ele, “estamos na casa da ABCS, onde nasceu essa jovem senhora que faz 70 anos, a casa do produtor de suíno. Além de comemorar, estamos discutindo diversos assuntos pertinentes à cadeia suinícola, reunindo 300 pessoas entre lideranças e indústria”.
Para o ex-presidente da entidade, José Adão Braun, a fundação da ABCS representou uma mudança de rumo para os produtores. “Temos dois momentos distintos: antes e depois da criação da Associação. Antes, o produtor não tinha cobertura, nem assistência para melhorar o rebanho ou defender seus direitos. A ABCS mudou essa realidade, garantindo representatividade e apoio às necessidades do setor”, ressaltou.

A diretora técnica comercial da ABCS, Charli Ludtke, destacou o papel da cooperação entre os diferentes elos da cadeia e lembrou a parceria histórica com a Gessulli. “É um orgulho ver a evolução da nossa suinocultura, que hoje é competitiva globalmente, oferecendo proteína de qualidade. Esse avanço é fruto da união de produtores, indústria, instituições e do serviço veterinário oficial. Obrigada ao Grupo Gessulli, parceiro desde a fundação da Associação”, afirmou.
Já o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio de Lorenzi, enfatizou a relevância histórica da trajetória da ABCS. “A transformação genética do suíno tipo banha para o tipo carne e a consolidação da carne suína brasileira como produto de excelência são conquistas que só foram possíveis pelo trabalho da Associação e de suas lideranças ao longo desses 70 anos”, disse.
Com sete décadas de história, a ABCS reafirma seu papel central na defesa e no desenvolvimento da suinocultura nacional. Ao lado da entidade, a Gessulli Agrimídia segue comprometida em registrar cada conquista e apoiar o fortalecimento da cadeia produtiva.
Acompanhe nossas redes sociais e confira os depoimentos exclusivos do evento:











