
Um dos maiores grupos do setor agroalimentar da Europa, o Grupo Vall Companys, confirmou um investimento de R$ 800 milhões para instalar uma nova unidade em Santa Catarina. O anúncio foi feito durante uma missão internacional na Europa, em uma reunião com a vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, a consultora de atração de investimentos da InvestSC, Caroline Canale, e representantes do grupo.
A comitiva do governo catarinense foi recebida pelo CEO da empresa, Josep Pedrós, o diretor de expansão internacional, Tomás Blasco, e o diretor de assuntos públicos, Tomás Rubiato, em um encontro de negócios realizado em 19 de junho, em Barcelona, Espanha.
A nova planta será expandida no município de Videira, no Meio-Oeste catarinense, por meio de uma parceria com a Master Agroindustrial. As negociações para a vinda do grupo ao estado, conduzidas pelo governador Jorginho Mello, foram oficialmente concluídas com a definição do local da operação.
“É um orgulho muito grande para Santa Catarina receber mais uma empresa internacional que agora bateu o martelo e terá sua operação no nosso estado”, celebrou o governador Jorginho Mello.
A expectativa é que o novo empreendimento gere centenas de empregos diretos e indiretos, impulsione a cadeia produtiva local e amplie as exportações catarinenses para mercados estratégicos na Ásia, Europa e América. “A chegada dessa empresa fortalece ainda mais o nosso agro, gera empregos, movimenta a economia regional e amplia nossa presença no mercado internacional”, destacou a vice-governadora Marilisa Boehm.
Grupo Europeu Reforça Presença no Brasil
O Grupo Vall Companys, fundado em 1956 na Espanha, é uma referência internacional na produção de suínos, aves e bovinos, com atuação integrada em toda a cadeia de valor agroalimentar, além de segmentos como rações, farinhas, produtos farmacêuticos e nutrição animal. O conglomerado é composto por mais de 50 empresas, emprega mais de 12 mil pessoas e exporta cerca de 30% de sua produção para países como Japão e Coreia do Sul, além de ter forte presença nos mercados europeu e latino-americano.
Tomaz Blasco, diretor de expansão internacional do Grupo Vall Companys, explicou que, após contatos com diversas empresas brasileiras, a Master Agroindustrial foi a escolhida por sua filosofia de trabalho semelhante. Santa Catarina, em particular, chamou a atenção por ser um estado favorável para iniciar as atividades internacionais do grupo. “Tínhamos uma expectativa, mas a realidade que vimos superou tudo que esperávamos. Temos um projeto fantástico para o Brasil e estamos surpreendidos pela capacidade e generosidade da equipe do Governo de Santa Catarina juntamente com a vice-governadora”, afirmou Blasco.
No Brasil, o grupo se instalará em Santa Catarina através de uma parceria recente com participação na empresa Master Agroindustrial, reforçando sua presença estratégica no país e completando o processo de internacionalização na América Latina. A InvestSC, em cooperação com a Secretaria da Fazenda, está avaliando cenários e apoios para a instalação e possíveis expansões da Master Agroindustrial na região.











