
A Cooperativa Central Aurora Alimentos, a Cooperativa Tritícola Erechim Ltda. (Cotrel) e a Prefeitura de Aratiba conjugaram esforços e investimentos da ordem de 2,8 milhões de reais para estimular a avicultura industrial na região do Alto Uruguai sul-rio-grandense e inauguraram na última quinta-feira (2) o incubatório de pintinhos.
A estrutura atualmente existente é composta de 18 conjuntos de incubação completos. A área existente (1.604,35m²) foi ampliada em mais 1.293,15 m² e totaliza, agora, 2.897,50 m².
A capacidade de produção é de 2 milhões 530 mil pintos por mês. Os ovos férteis são produzidos em Aratiba e municípios vizinhos, através de produtores parceiros da Aurora.
Os pintinhos são sexados: as fêmeas permanecerão para os produtores de frango da região e os machos serão destinados aos produtores que abastecem frigoríficos que somente abatem machos.
A Prefeitura de Aratiba construiu a obra civil e a disponibilizou para operação. A Cotrel aluga equipamentos, que estão no incubatório, para a Aurora. Os produtores que produzem ovos férteis e que recebem os pintinhos são cooperados da Cotrel. Caberá a Aurora administrar e operar o incubatório com funcionários próprios, gerando mais de 50 empregos diretos.
O empreendimento avícola absorveu recursos da ordem de 2 milhões 860 mil reais, sendo 960 mil reais da Cotrel, 800 mil reais da Prefeitura de Aratiba, e 1 milhão e 100 mil reais da Aurora.
O presidente Mário Lanznaster destacou que a Aurora vem ampliando a área de avicultura industrial.
Em 2013, o abate de frangos nas sete indústrias avícolas cresceu 23%, finalizando o ano com 187 milhões de cabeças. Essa matéria-prima protéica permitiu ampliar em 33,2% a produção in natura de carne de aves, que atingiu 398.754 toneladas e em 4% a industrialização, que chegou a 52.474 toneladas.
“Temos potencial para crescer e desenvolver no campo. Estudos apontam que a carne de frango será a mais produzida e a mais consumida em 2022”, realçou.











