A Agroceres Multimix destacou ambiência em todas as fases da produção de frangos de corte em uma programação paralela durante o XII Simpósio Brasil Sul de Avicultura, em Chapecó, Santa Catarina. “A ambiência não acompanhou os avanços conquistados nas áreas de genética, nutrição, sanidade e manejo. Por isso é hoje um dos principais desafios dos produtores”, disse o médico veterinário João Batista Luchesi durante a palestra Ambiência em frangos de corte: entendendo a situação.
O especialista abordou os efeitos da temperatura sobre o ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar em frangos de corte. “O que começou a incomodar bastante foi a ambiência, que depende de muitos investimentos. O objetivo desta apresentação é mostrar para estes especialistas aqui presentes uma maneira prática de lidar com este desafio de acordo com suas condições de produção”, completou Luchesi.
O desafio
Para entender o impacto da ambiência na produtividade, Luchesi lembra que, de 1957 a 2010, o peso das aves aumentou 4,9 vezes mais. “Uma ave que pesava 540 gramas aos 42 dias em 1957 tem hoje 2,63 quilos no mesmo período, foi aí que a ambiência pegou. Neste mesmo contexto, de 1957 a 2010, o quilo de carne por metro quadrado aos 42 dias subiu de 3,24 quilos em 1957 para 36,82 quilos em 2010, isso é mais de 11 vezes. Com isso, a produção de calor em frangos cresceu 5,4 vezes no mesmo período. E, na mesma medida em que aumenta o calor, temos uma queda no consumo de ração”, alertou o especialista.
Ele ressalta que as aves demandam cuidados diferentes em cada fase. “O pintinho é sensível ao frio enquanto o frango adulto é sensível ao calor. Isso exige duas atitudes totalmente diferentes da gente. E isso é muito importante porque, se a ave está tentando recuperar sua temperatura, ela está gastando energia e, se ela está gastando energia para se aquecer, por exemplo, ela não está crescendo. Em vez de produzir carne, ela vai gastar energia para se manter viva. É por isso que devemos ter cuidados especiais com a ambiência em cada fase diferente da produção”.
O evento
A palestra Ambiência em frangos de corte: entendendo a situação foi organizada pela equipe da Agroceres Multimix com o objetivo de contribuir com um dos mais importantes desafios da avicultura brasileira, afirmou o gerente nacional de avicultura de corte da Agroceres Multimix, Rogério Iuspa. “Esta palestra veio em momento oportuno, uma vez que vamos entrar no inverno. Procuramos trazer informações básicas, possíveis de ajustar a realidade dos produtores, como formas de manusear os equipamentos atuais, como ajustar a sensação térmica e a umidade”.
O encontro reuniu cerca de 30 participantes entre médicos veterinários, zootecnistas e representantes da agroindústria. “O balanço foi bastante positivo, a sala estava cheia e os nossos clientes puderam ouvir e levar novos conhecimentos para o campo. A ideia de estar neste evento com estande e organizar este evento foi divulgar a nossa nova marca, com a fusão já consolidada. Também foi positivo para mostrarmos ao mercado a nossa forma única de trabalhar no mercado, com foco muito forte na assistência técnica”, ressaltou o gerente de marketing da Agroceres Multimix, Victor Walzberg.











